HOJE! Série “Projeto para um Brasil Novo” debate diversidade de gênero e raça

Evento virtual será realizado logo mais, às 16h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube

card-diversidade-genero-e-racaA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quarta-feira, dia 25 de maio, às 16h, a nona sessão dos seminários “Projeto para um Brasil Novo”. O tema do debate online é “Diversidade de gênero e raça” e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Com coordenação de Maria Filomena Gregori, professora livre-docente do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp), o evento contará com a participação de Cleber Santos Vieira, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Joana Maria Pedro, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Joziléia Daniza Jagso Kaingang, da Articulação dos povos indígenas do Sul; e Nilma Lino Gomes, professora titular e emérita da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento é parte de 12 seminários temáticos que a SBPC está realizando para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão “Mudanças climáticas”, “Questão indígena e “Cultura”. O primeiro seminário debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o segundo, “Educação básica”, o terceiro, “Educação superior”, o quarto, “Pós-graduação”; o quinto tratou do tema “Saúde”, o sexto  “Meio Ambiente”,  o sétimo “Direitos Humanos”, e o oitavo “Segurança Pública”.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada neste ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente, mas pensarmos em um futuro melhor para nosso país“, diz.

Participe:
Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Diversidade de gênero e raça”
Dia: 25 de maio
Horário:
 16h
Transmissão: 
Canal da SBPC no YouTube.

SBPC