Tags:

Ernst Hamburger recebe Título de Cidadão Paulistano

O físico alemão Ernst Wolfgang Hamburger receberá o Título de Cidadão Paulistano, na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (02/12). Esse é um reconhecimento à importante contribuição do físico à cidade de São Paulo nos campos da pesquisa científica e da educação. Geralmente, o certificado de cidadão paulistano é concedido pela Casa a personalidades não paulistanas, mas que têm um papel relevante no desenvolvimento do Estado. Vale destacar que desde julho de 1956, Hamburger é considerado cidadão brasileiro, naturalizado.
É  um reconhecimento à importante contribuição do físico à cidade de São Paulo nos campos da pesquisa científica e da educação
 
O físico alemão Ernst Wolfgang Hamburger receberá o Título de Cidadão Paulistano, na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (02/12). Esse é  um reconhecimento à importante contribuição do físico à cidade de São Paulo nos campos da pesquisa científica e da educação. 
 
Geralmente, o certificado de cidadão paulistano é concedido pela Casa a personalidades não paulistanas, mas que têm um papel relevante no desenvolvimento do Estado. Vale destacar que desde julho de 1956, Hamburger é considerado cidadão brasileiro, naturalizado. 
 
Formado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), o físico nasceu em Berlim em 1933 e chegou ao Brasil em 1936, com três anos de idade, apenas. Hoje, com 70 anos, Hamburger, aposentado desde 2003, colabora com diversos projetos no Instituto de Física (IF) da USP e Estação Ciência (EC), da mesma universidade. 
 
Academia
No território brasileiro, o físico exerceu diversas posições, tanto na academia quanto nos experimentos científicos, por várias décadas. De 1970 a 2003, por exemplo, foi professor titular do Instituto de Física e coordenou e dirigiu a Estação Ciência no período de 1994 a 2003. 
Além de coordenar e ser co-autor de diversas obras didáticas sobre Física, Hamburger publicou dezenas de livros sobre Física e energia nuclear. É reconhecido também por organizar a produção de filmes (anos 1970) e vídeos (a partir de 1985) didáticos de física, para ensino universitário, médio e fundamental. Além de supervisionar programas de TV para ensino médio de Física na década de 1990, como Colégio 2 na TV Cultura e Tele-curso 2000 na TV Globo.
Experimentos 
A atuação do físico alemão no Brasil ultrapassa as fronteiras da academia. Como pesquisador em Física Nuclear realizou experiências em Aceleradores Nucleares no Brasil e nos Estados Unidos, publicando dezenas de artigos em importantes revistas internacionais. Além disso, coordenou a  construção de um Telescópio Eletrônico de Raios Cósmicos, de 1991 a 1998.
A experiência de Hamburger passa também pelas principais instituições científicas do País. Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e participou do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por exemplo.  
 
Premiação 
Em reconhecimento ao seu trabalho na área científica, acumula diversos prêmios tanto nacionais como internacionais. Tais como, os prêmios José Reis de Divulgação Científica, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Kalinga de Popularização da Ciência, concedido anualmente pela Unesco; o Palmes Académiques, Distinção concedida pelo governo de França. Outro destaque é o Prêmio Latino Americano de Popularização da Ciência e Tecnologia, concedido a cada dois anos pela Rede Latino-Americana de Popularização da Ciência (RedPop). 
Cerimônia
A cerimônia de entrega de Título de Cidadão Paulistano ao físico será realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, às 19h00, no Viaduto Jacareí, 100, em São Paulo. Foram convidados para compor à mesa personalidades como a presidente da SBPC, Helena Nader, o professor Eliseu Gabriel, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Adalberto Fazzio, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). E, por sua vez, como presidente da mesma, o vereador Marco Aurélio Cunha, primeiro vice-presidente da Câmara. 
 
(Jornal da Ciência)