ICTP.br e SBPC levam ao Congresso Nacional exposição “Faces da ciência no Brasil”

A mostra ficará em exibição de 18 de maio a 1º de junho no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, localizado no corredor do Anexo I da Câmara

WhatsApp Image 2022-05-17 at 13.41.34Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) levam ao Congresso Nacional, em Brasília, a exposição “Faces da ciência no Brasil”. A mostra ficará em exibição 18 de de maio a 1º de junho no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no corredor do Anexo I da Câmara.

Inspirada nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, a exposição apresenta um conjunto de cientistas brasileiro(a)s e suas contribuições para a ciência brasileira nos últimos 200 anos, em todas as áreas do conhecimento e provenientes de diversas regiões brasileiras.

Segundo o curador da exposição, Ildeu de Castro Moreira, é muito simbólico que a ciência nacional e sua história de avanços, percalços e conquistas ao longo dos dois últimos séculos esteja representada nos corredores do Congresso Nacional.

“A proposta da exposição é retratar, mesmo que de forma sintética, a trajetória da ciência e tecnologia no Brasil através de seus principais atores. Por isso, selecionamos cientistas diversos, destacando ainda a diversidade regional, de gênero, de etnias e de áreas do conhecimento”, explica Moreira, que é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Queremos mostrar aos parlamentares o importante papel dos cientistas no desenvolvimento do Brasil, e, assim, sensibilizá-los para a importância de incentivar e fomentar o avanço da ciência no País”, comenta.

O secretário-executivo da ICTP.br, Fábio Guedes Gomes, também enfatiza a importância da exposição ser realizada no Congresso Nacional, uma vez que a ciência brasileira depende de recursos públicos. “A ideia é, além de ressaltarmos as contribuições da ciência para o desenvolvimento do País, mostrar para os parlamentares que a ciência depende deles quando forem decidir pelos recursos na definição dos orçamentos”, explica.

A exposição é uma ótima ferramenta de estímulo e popularização e divulgação da ciência, ressalta Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.  “É importante relembrar aspectos históricos e atuais, da independência, da sonhada soberania nacional, principalmente no que tange a inevitabilidade da necessidade de educação, de desenvolvimento científico e tecnológico e da preservação do meio ambiente incluindo todos que contribuíram para o desenvolvimento científico brasileiro”, acrescenta.

A exposição “Faces da ciência no Brasil” tem como patrona a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ). Após a temporada no Congresso Nacional, o trabalho será exposto na 74ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 24 e 30 de julho.

 

Serviço:

Exposição “Faces da ciência no Brasil”

Local: Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima – Corredor do Anexo I do Congresso Nacional

Data: de 18 de maio a 1º de junho

 

Jornal da Ciência