IEB/USP digitaliza parte do acervo da SBPC

Documentos guardam a história da ciência brasileira e dos 72 anos da SBPC. Pesquisadores e público em geral terão acesso ainda mais facilitado ao acervo

Uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) possibilitou a digitalização de grande parte do acervo do Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH).

Parque de digitalização IEB/USP. Foto: Acervo SBPC
Parque de digitalização IEB/USP. Foto: Acervo SBPC

O nome do centro é uma homenagem da SBPC à professora Amélia Hamburger (1932-2011), uma das pioneiras no estudo da Física no Brasil. Além de suas diversas pesquisas na área, Hamburger trabalhou pela preservação da memória da ciência no País.

No total foram produzidos 11.571 representantes digitais, entre eles cartazes de eventos, livros de registros de sócios, de atas de reuniões e assembleias gerais e outros documentos de grande formato. Os documentos guardam a história da ciência brasileira e de 72 anos da SBPC. O acervo, tanto físico quanto digital, é aberto a estudantes, pesquisadores e o público em geral.

A digitalização representou um desafio por envolver o transporte e o manuseio de documentos que ficam guardados em ambientes climatizados e requerem muito cuidado. Um exemplo são as atas de reuniões da diretoria e das assembleias gerais da SBPC que de 1948 até 1974 eram manuscritas, só depois passaram a ser datilografadas.

O IEB/USP foi escolhido pela capacidade técnica e experiência com documentos históricos sensíveis. Fundado em 1962 pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda, o IEB é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre o Brasil. Seu acervo, hoje com 500 mil documentos, divididos em mais de 150 conjuntos, conserva algumas das coleções mais importantes do País, entre elas as dos escritores Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Mário de Andrade; do geógrafo Milton Santos e da artista plástica Anita Malfatti.

Seu parque de digitalização ocupa uma área de aproximadamente 40 m2, onde estão instalados scanners de grande porte, câmeras de alta resolução capazes de reproduzir documentos extensos, tripés, fotômetros e computadores.

Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Foto: Acervo SBPC
Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Foto: Acervo SBPC

O trabalho de digitalização do acervo da SBPC foi realizado ao longo de quase um ano, nos intervalos das demandas do próprio IEB, que tinham prioridade, conforme explica a especialista em artes visuais Ivanise Riserio de Oliveira, que conduziu a operação. “Tivemos alguma dificuldade com documentos mais frágeis, como cadernos manuscritos, com atas anexadas em papel, de tamanhos diferentes, mas em geral o material que veio da SBPC estava em muito bom estado”.

“Para nós foi uma alegria trabalhar com o acervo da SBPC que é importantíssimo”, comentou Diana Gonçalves Vidal, diretora do IEB. A parceria, explicou, é traduzida na colaboração entre duas instituições dedicadas à preservação e à disseminação do acesso ao patrimônio histórico e cultural brasileiro. A diretora acrescentou que há ainda um vínculo entre os dois acervos porque o IEB guarda coleções do arquiteto e artista plástico Flávio Império (1935-1985), irmão de Amélia Hamburger. “Se agirmos de forma colaborativa, aumentamos o alcance e a visibilidade desse patrimônio para o público”, afirmou Vidal.

Todo o acervo da SBPC está disponível para consulta presencial que deve ser agendada pelo telefone (11) 3259-2766 ou pelo e-mail centrodememoria@sbpcnet.org.br. Parte do material está disponível no site da SBPC (http://sbpcacervodigital.org.br). Os documentos digitalizados pelo IEB estão em fase de processamento para, no futuro, serem disponibilizados online.

Janes Rocha – Jornal da Ciência