Ildeu de Castro Moreira é agraciado com a Medalha Henrique Morize

Professor do Instituto de Física da UFRJ e presidente de honra da SBPC recebeu a homenagem da ABC por sua carreira e posição firme em defesa da ciência brasileira

whatsapp-image-2021-10-07-at-16-15-57-1O presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, foi homenageado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) com a Medalha Henrique Morize, por sua carreira e posição firme em defesa da ciência brasileira.

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moreira presidiu a SBPC por quatro anos. Atuando nas áreas de física, história da ciência e comunicação pública da ciência, foi editor científico da revista Ciência Hoje durante vários anos. Por sua atuação ativa na comunicação pública da ciência recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq em 2013.

Além de sua atuação na entidade, Moreira foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004 a 2012). Também foi membro dos conselhos da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da SBPC, do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Fiquei muito feliz e emocionado em receber a Medalha Henrique Morize da ABC. E por ter como companheiros medalhistas pessoas de grande destaque na ciência brasileira, que admiro muito, como Helena Nader, Jacob Palis e Jorge Guimarães. O eventual mérito nesta medalha deve ser repartido com muita gente da SBPC e da ABC, particularmente com os amigos e companheiros de muitas batalhas pela ciência e educação, Luiz e Helena”, disse.

Moreira ressaltou também se sentir honrado em receber a medalha pelo fato dela levar o nome de Henrique Morize, um dos fundadores e primeiro presidente da ABC. “Ele foi um cientista que prestou serviços muito relevantes para a ciência brasileira. Diretor do Observatório Nacional, coordenador da expedição astronômica a Sobral, pioneiro na física experimental, com importantes contribuições à sismologia e à meteorologia, e montou o primeiro gabinete radiológico do País. Criou na ABC, com Roquette-Pinto, a nossa primeira estação de rádio, a Rádio Sociedade, para a difusão da educação, da ciência e da cultura. Pelo que fez em prol da ciência básica, da educação e das instituições científicas foi, de fato, um dos grandes baluartes para o estabelecimento da ciência no Brasil”, lembrou.

A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 com o propósito de homenagear indivíduos ou instituições que realizam ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências, bem como para o desenvolvimento da ciência brasileira. Os agraciados são selecionados pela Diretoria da ABC.

Jornal da Ciência