Instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro lançam manifesto contra projeto de lei que pede extinção da Uerj

Documento, divulgado nesta segunda-feira (23), é assinado pelos reitores da UFRJ, UFF, UniRio, Rural e Cefet. Ação do deputado Anderson Moraes (PSL-RJ), que pede o fim da universidade, foi publicada na quinta-feira (19) no Diário Oficial

Foi divulgado nesta segunda-feira (23) um documento manifesto contra o projeto de lei que pede a extinção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O manifesto é assinado por pelo menos dez reitores de instituições de ensino e pesquisa do estado, e fala em apoio e solidariedade irrestritos à Uerj diante da publicação em diário oficial do Projeto de Lei nº 4.673/21 que propõe a extinção da instituiçõ e a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada.

“A Uerj ocupa um lugar de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, tendo sido pioneira na introdução do sistema de cotas entre as universidades brasileiras, o que contribuiu para a aceleração do processo de inclusão no ambiente universitário. A proposta vem no contexto de uma guerra cultural contra as universidades e a Ciência, constituindo-se em um ataque não só à Uerj, mas a toda comunidade acadêmica e científica do estado do Rio de Janeiro, que está mobilizada para a defesa da universidade pública, gratuita, referenciada socialmente e de excelência.

Veja o texto na íntegra: G1