Instituições lançam manifesto contra projeto de lei estadual que pede extinção da Uerj

Nota assinada por dez reitores fluminenses destaca que a proposta vem “no contexto de uma guerra cultural contra as universidades e a ciência”. Texto lembra que ainda na semana passada, a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) lançou nota de repúdio intitulada “Em defesa do Estado do Rio de Janeiro”, em que ressalta que a proposta é “flagrantemente inconstitucional”

Um conjunto de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio publicou nesta segunda-feira um manifesto contra o projeto de lei estadual que prevê a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a transferência de seus alunos e patrimônio para a iniciativa privada.

Assinada por dez reitores de universidades e institutos de ensino públicos fluminenses, a nota destaca que “a Uerj ocupa um lugar de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, tendo sido pioneira na introdução do sistema de cotas entre as universidades brasileiras, o que contribuiu para a aceleração do processo de inclusão no ambiente universitário”.

Veja o texto na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.