Lula diz que governo Bolsonaro promoveu ‘apagão científico’ que resultou em mortes na Covid

Ex-presidente afirmou que desmonte das instituições públicas começou com 'golpe' em Dilma, em 2016

Em evento da comunidade científica, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (28) que o governo Jair Bolsonaro (PL) foi responsável por um apagão na área e é responsável por parte das quase 680 mil mortes por coronavírus no Brasil durante a pandemia.

“O resultado mais trágico desse apagão científico que estamos sofrendo hoje são os quase 680 mil brasileiros mortos pela Covid. Muitos deles porque o atual presidente ignorou todas as recomendações da comunidade científica, chegando ao cúmulo de boicotar as vacinas, que salvaram milhões de vidas ao redor do mundo“, afirmou o petista.

O discurso foi feito durante encontro com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde estavam presentes também o ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), Renato Janine Ribeiro —hoje é presidente da entidade— e Aloizio Mercadante, atual coordenador da campanha de Lula.

O ex-presidente também voltou a criticar a aprovação do teto de gastos —”que tira dos ricos para dar aos pobres”—, o chamado orçamento secreto e disse que não mais vai privatizar empresas públicas, uma das agendas econômicas do atual governo.

 Para Lula, o processo de desmonte das instituições públicas começou com o “golpe”, o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, em 2016, e chega a seu ápice com Bolsonaro, que “colocou o Brasil numa máquina do tempo rumo ao passado”.
Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo