Manifestações vão chamar atenção para problemas da ciência no Brasil

Objetivo da SBPC é chamar é conscientizar a população sobre a importância de investimentos em pesquisa acadêmica, tecnologia e inovação

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) vai realizar uma série de atividades neste domingo (8), incluindo uma marcha na Avenida Paulista. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Ciência e o aniversário da entidade. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas participem da manifestação.

Em São Paulo, as atividades começam às 10h, no IMS (Instituto Moreira Salles), onde ocorrerá uma intervenção comemorativa ao 70º anivesário da SBPC. Após isso, se iniciará a “Marcha Pela Ciência”, que percorrerá a Avenida Paulista até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antonio.

O objetivo da atividade é chamar a atenção para a queda de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação, além de tentar reverter essa situação em 2019. A organização do evento conta com a participação de cientistas, professores, universitários e divulgadores científicos.

No Rio de Janeiro, serão realizadas atividades na mesma data em frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h. A entrada no museu será gratuita. Belo Horizonte realizará atividades no Espaço do Conhecimento da UFMG.

Além das capitais paulista e fluminense, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador teão atividades relacionadas entre os dias 8 e 13.

R7