Marcha Virtual pela Ciência recebeu mais de 1.000 depoimentos em vídeo e texto

As colaborações serão disponibilizadas ao longo das próximas semanas nos canais da SBPC. Vamos manter acesos os propósitos do #paCTopelavida!

Pesquisadores, professores, estudantes, gestores, parlamentares, amigos da ciência de todo o País participaram massivamente da Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela SBPC, com apoio de mais de uma centena de entidades e instituições científicas e acadêmicas do País, no dia 7 de maio. Entre as iniciativas, vídeos e textos com depoimentos sobre a importância de defender a CT&I em tempos de coronavírus inundaram as redes sociais. Somente a SBPC recebeu mais de 1.000, um volume extraordinário, que demonstra a preocupação e apoio das pessoas ao trabalho de pesquisadores e instituições de pesquisa do Brasil. Todos os vídeos serão publicados no canal @SBPCnet do YouTube, e os depoimentos escritos, divulgados no site da entidade ao longo das próximas semanas. Aos que publicaram depoimentos em seus próprios canais, a entidade pede que marquem a @SBPCnet, para poder compartilhar também.

Até o momento, a playlist “Marcha Virtual pela Ciência” conta com mais de 520 depoimentos. O médico e divulgador científico  Drauzio Varella fez questão de deixar sua mensagem: “A ciência tem sido desprezada. Os investimentos diminuem a cada dia. Os cortes de bolsas para formação de novos pesquisadores atingiram níveis inaceitáveis. Como consequência, cientistas brilhantes emigram par os centros internacionais. As perdas são enormes. Existe algum país no mundo que se desenvolveu sem investir em ciência e tecnologia? Existe?”, questionou o médico oncologista em seu vídeo.

O ex-ministro da CT&I e presidente honra a SBPC, Sérgio Rezende, também participou e falou sobre o Consórcio Nordeste e a criação de uma rede de combate à covid-19. Formado pelos governos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o Consórcio vem buscando medidas articuladas entre estados e municípios da região baseadas no conhecimento científico. “Essa pandemia envolve um vírus desconhecido. E é preciso enfrentar o desconhecimento com conhecimento. A ciência tem que ser a base de tomada de decisões com relação ao coronavírus”, disse em seu depoimento à Marcha Virtual pela Ciência.

“É muito espantoso, aparentemente, não haver uma compreensão do estado brasileiro, do governo atual, da importância da ciência, da importância da educação, da importância das medidas de saúde que estão sendo adotadas no mundo todo para enfrentar essa ameaça terrível à vida”, declarou o professor da USP Renato Janine, ex-ministro da educação e conselheiro da SBPC.

Ennio Candotti, presidente de honra da SBPC ressaltou em seu depoimento a atuação heroica do sistema de saúde brasileiro no combate à covid-19 e defendeu a pesquisa pública no País e a democratização do conhecimento científico. “Para que a ciência possa contribuir para combater pandemias e epidemias deveríamos defender de modo intransigente o domínio público da informação científica. Permitir que ela circule sem as restrições proprietárias.”

Assista aos depoimentos em nosso canal: https://bit.ly/sbpcvideosmarcha

Vamos manter acesos os propósitos do nosso #paCTopelavida!

 

SBPC