Marcos Pontes fala em defesa do FNDCT

“A manutenção do FNDCT e a possibilidade de utilização de um percentual alargado desse fundo é um dos nossos pleitos de extrema importância para o MCTIC”, afirma o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em depoimento para a nova série de vídeos do canal SBPC, “Grandes temas”

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, é o segundo participante da nova série de vídeos do canal SBPC, “Grandes temas”. A série foi lançada nesta semana propondo uma discussão sobre “Por que não podemos extinguir o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).”

“A manutenção do FNDCT e a possibilidade de utilização de um percentual alargado desse fundo é um dos nossos pleitos de extrema importância para o MCTIC, assim como para sua função de desenvolvimento econômico e social do País. O Ministério tem a função de produzir conhecimento, produzir riquezas para o País e contribuir com a qualidade de vida das pessoas e, certamente, o FNDCT é parte desse sistema”, declarou o ministro no vídeo. O depoimento completo pode ser acessado neste link.

Além de Marcos Pontes, a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Helena Nader, também participa da série, comentando o papel estratégico do FNDCT para o País. “O FNDCT, junto com os Fundos Setoriais, deveria ser ampliado, e nunca extinto sem um debate claro daquilo que queremos para o Brasil, para a economia, para a sustentabilidade, e para o avanço digno do século 21”, diz.

Nos próximos dias, novos vídeos com especialistas esquentarão o debate em defesa do FNDCT. Para acompanhar, basta acessar a playlist da série “Grandes Temas”, no Canal SBPC.

Jornal da Ciência