Meio ambiente e 20 anos de genômica no Brasil são destaques da programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta terça-feira

O dia contará ainda com debates promovidos pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)

O segundo dia de programação científica deste quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nesta terça-feira, 1º de dezembro, conta com cinco atividades. Entre os destaques estão o painel “Os impactos do derramamento de óleo na costa brasileira” e a conferência “20 anos de genômica e bioinformática no Brasil”, promovidos pela SBPC. Ensinamentos de uma visão estratégica do passado e de desafios para o futuro”. O dia também contará com atividades ofertadas pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia).

Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a conferência “Trinta anos de estudos sobre a aplicabilidade de açucares de algas marinhas: uma narrativa que relaciona ciência, educação e sustentabilidade”, proferida por Hugo Alexandre de Oliveira Rocha, responsável pelo Laboratório de Biotecnologia de Polímeros Naturais – BIOPOL (UFRN), das 10h às 11h. Promovida pela SBBC, a atividade será coordenada Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros,  professora titular da UFRN e atual vice-coordenadora geral do Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Das 12h às 14h, a SBPC promove o painel “Os impactos do derramamento de óleo na costa brasileira”, que será coordenado por Jailson Bittencourt de Andrade, professor titular e pró-reitor de pós-graduação e pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. A atividade contará com a participação da comandante da Marinha do Brasil, Maria Cecília Trindade de Castro, e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Antônio Bertotti Júnior.

À tarde, das 15h às 16h, a SBQ ofertará a conferência “A nova definição do mol e reflexões sobre a sua história e o que ele mede”, que será proferida por Romeu Cardozo Rocha Filho, pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade será apresentada por Norberto Peporine Lopes, professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP).

Das 15h às 17h, a SBFGnosia realiza a mesa-redonda “Plantas medicinais e fitoterapia na era das mídias sociais: o papel da divulgação científica no combate as fake News”. Coordenado pelo presidente da entidade, Leopoldo Clemente Baratto, o debate contará com a participação de Silvana Maria Zucolotto Langassner, professora da UFRN, e Maria das Graças Lins Brandão, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A conferência “20 anos de genômica e bioinformática no Brasil. Ensinamentos de uma visão estratégica do passado e de desafios para o futuro“, proferida por Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e professora credenciada no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fecha a programação científica do dia às 18h. A atividade será apresentada pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

O dia será encerrado com visita virtual ao MoMA, ao Projeto Portinari. Com o apoio do Google Arts and Culture Program, da Archimidia, e da Approach, será possível fazer uma visita guiada na qual o visitante poderá percorrer as 15 salas da exposição, parando para contextualizar muitas das 121 obras. Esta visita pretende ser uma espécie de “máquina do tempo”, revisitando um momento ocorrido há exatamente 80 anos.  Em 1940, o museu apresentou a exposição “Portinari of Brazil” e foi essa mostra que abriu o caminho para o reconhecimento internacional do artista.

Participe e compartilhe! https://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

 

VEJA TAMBÉM:

– Prorrogadas as matrículas para os WEBMinicursos de dezembro  

– SBPC Cultural traz música, dança e teatro para a 72ª Reunião Anual

– Programação da “SBPC Jovem e Família”

– Programação da Sessão de Pôsteres

 

Jornal da Ciência