Meninas na ciência é o tema do novo JC impresso

A edição destaca os novos tempos e caminhos para as futuras cientistas do País

projeto_JC_miolo_2.inddA nova edição (nº 783) do Jornal da Ciência impresso destaca as meninas cientistas do Brasil e a importância de iniciativas que nutrem e estimulam o encantamento e o despertar de jovens talentos para este universo fascinante da pesquisa. A publicação traz as histórias de meninas que enfrentaram os obstáculos e chegaram lá, com prêmios e reconhecimento aos seus trabalhos.

Estudos apontam que desde a infância, as mulheres são desestimuladas a entrar em carreiras como matemática, física e filosofia e esta é apenas uma das muitas barreiras que as jovens enfrentam quando decidem dedicar a vida à pesquisa científica. Ainda assim, elas estão no páreo com os meninos e vêm aumentando a participação em feiras e olimpíadas de matemática, física e astronomia. Também cresce o interesse por participar em projetos de inclusão como o Meninas Com Ciência e o Tem Menina no Circuito e a presença na divulgação da ciência através das mídias digitais (vlogs e podcasts).

O JC traz ainda uma entrevista com a professora Joana D’Arc Félix de Sousa, pós-doutora em Química pela Universidade de Harvard, que enfrentou a pobreza, a fome e a discriminação e hoje inspira e dá oportunidades a jovens em situação de risco.  E conta ainda sobre o projeto Cunhantã Digital, que tem o objetivo de atrair mais meninas para os cursos na área de TI da Universidade Federal do Amazonas e que se expandiu por todo o Estado.

Acesse a edição especial do Jornal da Ciência aqui.

 

Jornal da Ciência

 

Leia também:

Impa – Jornal da Ciência destaca participação feminina na OBMEP