Mensagem da Diretoria aos sócios da SBPC

Diretoria da SBPC resume as ações realizadas durante a pandemia de covid-19 e conclama a participação dos sócios durante o período de votação nas eleições, que inicia no próximo dia 27

Veja a mensagem na íntegra:

MENSAGEM DA DIRETORIA AOS SÓCIOS DA SBPC

Prezados sócios da SBPC,

Durante a pandemia, a SBPC continuou alerta e atuante em relação ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais, e socioambientais no país e das ações de omissão de autoridades, em particular do governo federal. A SBPC vem se posicionando firmemente, desde o início da pandemia, contra o negacionismo e pela adoção de medidas adequadas de enfrentamento da mesma. Ela se uniu a entidades científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida e a saúde dos brasileiros, o SUS, a vacinação gratuita para todos, a solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação.

Temos participado, desde o início, na criação e na organização das seguintes frentes que envolvem centenas de entidades em defesa da vida dos brasileiros: “Pacto pela Vida e pelo Brasil” (com OAB, CNBB, SBPC, ABI, ABC e Comissão Arns); “Frente pela Vida”, que reúne inúmeras entidades, em particular da área da saúde pública, e que organizou a Marcha pela Vida; “Brasil pela Democracia e pela Vida”; ALERTA, movimento que protocolou junto ao MPF ação no sentido de se apurar a responsabilidade pelas mortes evitáveis; etc.

A SBPC tem também organizado ou participado de muitos debates e atos públicos no Congresso e até junto ao STF, em relação à pandemia, à necessidade de distanciamento social, aos recursos para o SUS, à vacinação, ao auxílio emergencial, ao negacionismo etc. Muitas dessas ações estão colocadas em nosso canal do Youtube:  https://youtube.com/canalsbpc. Temos também utilizado nossas redes sociais para divulgar debates, vídeos e informações diversas sobre a pandemia produzidas pela própria SBPC e por universidades, instituições e grupos de pesquisa e de divulgação científica. Infelizmente o que tem sido feito, e que certamente poderia ser mais se houvesse uma mobilização maior da comunidade acadêmica e científica e da sociedade civil em geral, não tem se mostrado suficiente para melhorar significativamente a situação dramática pela qual passa o país e nem deter o processo de desmonte em curso na educação e na ciência.

Ao lado destas ações, a SBPC tem atuado intensamente, em conjunto com outras entidades científicas, no Congresso Nacional e junto ao Poder Executivo para se contrapor aos cortes drásticos de recursos para CT&I, educação, saúde e meio ambiente. As ações e manifestações da SBPC, sobre o momento crítico em que vivemos, em  especial sobre a crise sanitária e a situação da ciência e da educação no país, podem ser acompanhadas em nosso portal e no Jornal da Ciência. Há uma síntese de nossas ações em 2020 e 2021 em: http://portal.sbpcnet.org.br/acoes-da-sbpc-na-pandemia/. Por favor, ajude-nos a divulgar tais informações.

A SBPC inicia, em 27 de maio, o período de votação nos candidatos à Diretoria, ao Conselho e às Secretarias Regionais. Contamos com a participação de todos vocês neste processo importante de renovação de nossa sociedade. Informações sobre as eleições estão sendo enviadas a vocês pela Comissão Eleitoral e se encontram também disponíveis no portal da SBPC:  http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2021/

Desejamos que todos estejam e permaneçam bem!

Ildeu de Castro Moreira
Presidente da SBPC