Mobilidade urbana: o que mudar?

Novo episódio do Ciência & Cultura Cast mostra que as tecnologias favorecem a mobilidade urbana, porém ainda há muito o que melhorar

cc-podcast-12-cover-site-q07pyo9q7zgu6d0rmmfjoj6xef7fc1ayif6m7h0sy0As novas tecnologias e as mudanças que a ciência proporciona na sociedade moderna também transformam a mobilidade urbana. Os aplicativos de localização são exemplos dessa realidade. Afinal, o que já mudou e o que pode mudar na mobilidade urbana, mais precisamente no transporte de mercadorias, na poluição das cidades, nos veículos, no transporte coletivo, na acessibilidade e na vida do cidadão que vive nos grandes centros urbanos? Há conciliação possível entre a praticidade da vida e a sustentabilidade? O que há de novo neste setor e quais as perspectivas para a mobilidade nestas áreas de adensamentos populacionais?

Para discutir o assunto, o novo episódio do Ciência & Cultura Cast convidou os professores Renata Cavion, do Departamento de Engenharias de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Cândida Maria Costa Baptista, da Engenharia Civil da Universidade São Francisco (USF); e Claudio Barbieri de Cunha, da Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Na pauta, questões como melhoria do transporte urbano, transporte de cargas, inclusividade e sustentabilidade.

Ouça aqui o episódio:

https://open.spotify.com/episode/6rOcIeZ04KIUnN54MU1oMY?si=PbCDqvwRT2OilBb5n8YSIA

Christiane Bueno – Ciência & Cultura