Mobilização traz resultados para a ciência

“Os ganhos ainda são poucos, mas são ganhos. O copo que foi esvaziado não foi completado, não está nem mesmo meio cheio, mas subiu um pouco. E o que subiu foi graças à luta da comunidade acadêmica”, afirma a SBPC em nota

Veja a nota:

Mobilização traz resultados para a ciência

Depois de quase dois meses de mobilização em defesa da ciência, iniciados logo após o corte na última hora de 600 milhões de reais destinados ao CNPq (no dia 7 de outubro), que incluíram três jornadas em defesa da ciência, uma em defesa da pós-graduação e ainda a ação espontânea da comunidade acadêmica por ocasião da outorga da Ordem do Mérito Científico, tivemos resultados positivos, ainda que inferiores aos necessários.

Ontem, último dia do prazo, o governo enviou ao Congresso um PLN restabelecendo 100 milhões de reais destinados ao CNPq. Com este valor, o Edital Universal, que foi aberto em agosto com a previsão de 250 milhões de reais, dos quais 50 já estavam no orçamento da agência e 200 deveriam vir de PLN, terá 150 milhões a investir este ano, nos projetos submetidos com rapidez em setembro e julgados a seguir com idêntica rapidez. Espera-se que no começo do ano possam vir os recursos faltantes para referido edital.

Além disso, a jornada em defesa da pós-graduação levou, no dia seguinte, a reuniões da Presidente da Capes com os três colégios em que se reúnem os coordenadores de áreas, os quais expressaram suas demandas e críticas, sendo que aparentemente está ocorrendo uma aproximação entre os interlocutores. Espera-se mais, em especial um empenho decisivo pela derrubada da liminar que suspendeu a avaliação quadrienal, mas a SBPC apurou sinais de que a continuidade da avaliação pelos atuais coordenadores começa a ser considerada positivamente pela presidência da Capes.

Os ganhos ainda são poucos, mas são ganhos. O copo que foi esvaziado não foi completado, não está nem mesmo meio cheio, mas subiu um pouco. E o que subiu foi graças à luta da comunidade acadêmica.

Como temos dito: a situação é difícil, mas não vamos parar de lutar. Vitórias, ainda que parciais, nos provam que vale a pena estarmos mobilizados. Como sempre: em defesa da ciência, da cultura, da educação, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social.

São Paulo, 01 de dezembro de 2021.

Diretoria da SBPC

Veja a nota em PDF.