Morre pioneiro no jornalismo ambiental e fundador da SOS Mata Atlântica

Feldmann conta que o jornalista foi também assessor especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e responsável por muitas reuniões anuais

O jornalista Randau Marques morreu na quinta-feira, 9, aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante. Nascido em Icaçaba, no interior de São Paulo, em um assentamento indígena, Randau trabalhou na redação do Jornal da Tarde por mais de 21 anos e marcou a história da imprensa nacional como o primeiro jornalista especializado em meio ambiente. Ele deixou a mulher e três filhos.

Sem ter feito o ensino superior, é definido por amigos e colegas de trabalho como um repórter brilhante, responsável por trazer à tona grandes temas da área ambiental, como o desmatamento da Amazônia.

“(Randau) Foi o pioneiro do jornalismo ambiental brasileiro. Era proativo, não tinha uma cobertura técnica, mas política”, lembrou o jornalista Rodrigo Mesquita. Segundo ele, Randau fez com que o Jornal da Tarde acabasse indiretamente sendo um dos fatores de articulação do movimento ambientalista em São Paulo.

Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense