Multidão sai às ruas de Natal em defesa da Educação

Manifestantes protestaram contra o corte de 30% das verbas das instituições de ensino e o contingenciamento de recursos da CT&I e do MEC

Centenas de estudantes, professores e pesquisadores fecharam nesta quarta-feira, 8, o cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Bernardo Vieira, em Natal (RN) em protesto contra os cortes do governo federal na Educação. O protesto que começou por volta das 16h e se estendeu até quase 19h, reuniu manifestantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade do Estado do RN (UERN), Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), além de outras instituições e lideranças políticas.

A manifestação fez parte de uma série de atividades marcadas em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) em diversas partes do Brasil. Mobilizações foram registradas também em São Paulo (SP), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Em Brasília, a SBPC lançou a Iniciativa de Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais. Nessa terça-feira, 7, universidades, estudantes, servidores, pesquisadores e poder público criaram, em Belo Horizonte, uma Frente Parlamentar em Defesa da Ciência e C&T.

Veja o texto na íntegra: Nossa Ciência