Nações Unidas e MCTI lançam celebrações da Década do Oceano com eventos online entre 20 e 22 de abril

A SBPC participa na quinta-feira, 22, do debate com autores da nova edição da revista Ciência & Cultura sobre o Oceano e convida a todos para o bate-papo. O evento será a partir das 17h pelo canal Década da Ciência Oceânica BR, no YouTube

As Nações Unidas declararam a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável entre os anos 2021 e 2030 para construir uma abordagem integrada e garantir que a ciência oceânica apoie plenamente os países na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o planejamento de ações para a Década da Ciência Oceânica é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Unesco Brasil e uma série de parceiros, para fomentar o debate sobre a geração de conhecimento e uso do espaço costeiro e marinho no país. A ciência que precisamos para o oceano que queremos!

Um Planeta, Um Oceano – A Década no Mundo

O próximo dia 20 de abril será marcado pelo lançamento oficial da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil. A Década do Oceano é um evento mundial, idealizado pelas Nações Unidas em 2017, que pretende mobilizar cientistas, gestores, políticos e toda a sociedade a protegerem o oceano que, apesar de cobrir 71% da superfície do planeta Terra, é pouco conhecido e conservado.

Para marcar o Lançamento da Década, entre 20 e 22 de abril ocorrerá uma série de eventos online que propõem o diálogo e a reflexão sobre as ações urgentes necessárias para mobilizar a sociedade a se aproximar, conhecer, contribuir e proteger o oceano.

Oceano, no singular, para sensibilizar para a necessidade de unirmos povos e continentes ao redor de um oceano que impacta e é impactado por todos. A ideia de um oceano global representa a conectividade deste maior bioma do planeta, proporcionando segurança alimentar, regulação climática entre outros serviços essenciais para a humanidade.

Portanto, um dos principais esforços da Década da Ciência Oceânica será a mudança de percepção política e social sobre o oceano em direção ao cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 14 – Vida na Água, que compõem parte dos compromissos da Agenda 2030. O primeiro esforço da Década é reforçar que temos apenas um oceano, que envolve, impacta e é afetado por todos no planeta, seja aqueles que vivem próximo ou distante do mar.

A semana de lançamento da Década do Oceano será marcada pela divulgação do vídeo “DÉCADA DO OCEANO NO BRASIL”, com duração de 3 minutos, apresentando para o grande público o que é a Década, as ameaças que afetam nossos mares e o que devemos fazer para garantir sua conservação no futuro. Com locução de Mateus Solano, ator, ambientalista e defensor da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, o vídeo possui o endosso oficial como uma atividade da Década da ONU por meio da Comissão Oceanográfica Internacional COI, vinculada à Unesco e que coordena a Década globalmente.

Programação: O vídeo abre a semana de lançamento da Década que terá a seguinte programação:

20 de abril

Webinar Lançamento da Década do Oceano Brasil – moderado pela jornalista e representante da Liga das Mulheres pelo Oceano Paulina Chamorro, a conversa é com convidados como Mateus Solano, Família Schurmann,  Suelen Naraisa e Raqueline Monteiro.

Horário: 10:00h

Local: Youtube Decada

20 de abril

Conexão Oceano: legislação e políticas públicas costeiro-marinhas – debate promovido pela Fundação Grupo Boticário com a participação de especialistas no tema. O evento jogará luz sobre projetos de lei, leis e iniciativas que têm impactos positivos e negativos sobre o ambiente marinho.

Horário: 19:00h

Local: no Facebook da Fundação Grupo Boticário

21 de abril

Lançamento Olimpíada Brasileira da Cultura Oceânica e websérie Cultura Oceânica – evento promovido pelo Programa Maré de Ciência/UNIFESP, UNESCO e MCTI para lançamento da Olimpíada Brasileira da Cultura Oceânica para participação de estudantes e professores de todo o Brasil. Também será lançada a websérie Cultura Oceânica que trará 50 episódios com conteúdos sobre Cultura Oceânica para toda a sociedade.

Horário: 17:00h

Local: facebook e youtube Maré de Ciência

22 de abril

22-04-2021

Debate com autores da Revista Ciência e Cultura da SBPC sobre a Década da Ciência Oceânica – a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável convida a todos para um bate-papo sobre Oceano com especialistas e autores do número especial sobre Oceano da revista Ciência & Cultura, uma publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Horário: 17h00h

Local: Youtube Decada

Os autores trazem um panorama da situação do oceano no Brasil, os principais desafios e como a participação de toda sociedade na Década está sendo pensada para que possamos atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) até 2030 (Agenda 2030).

O debate conta com a  participação de cientistas, jornalistas, sociedade civil e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), cada qual com diferentes abordagens. A coordenação é feita pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Participantes da mesa-redonda:

  • Moderadora: Karen Silverwood-Cope, cope@mctic.gov.br, Coordenadora-Geral de Oceano, Antártica e Geociências, Departamento de Ciências da Natureza, Secretaria de Pesquisa e Formação Científica. http://lattes.cnpq.br/8784050887472811
  • “A Ciência Oceânica no Brasil e desafios transversais para a produção do conhecimento”. Academia: Alexandre Turra, turra@usp.br, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). http://lattes.cnpq.br/9028595280598723
  • “Maré de informação para promover a cultura oceânica” Comunicação:  Paulina Chamorro/ Germana Barata, divulgadora científica e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). germana@unicamp.brhttp://lattes.cnpq.br/0932728498482206.
  • “Conexão oceano, ciência e sociedade” – Sociedade Civil: Rare – Enrico Marone – gerente de Comunicação e Marketing da Associação Rare do Brasil emarone@rare.org
  • “A perspectiva de futuro e o potencial de transformação social e econômica a partir da ciência oceânica” – ECOPS: Jana del Favero, pós-doutoranda no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). delfaverojana@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/0896371656987762
  • A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. E eu com isso?

Academia: Ronaldo Christofoletti, Professor do Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), christofoletti@unifesp.br. http://lattes.cnpq.br/4170381439518486 e Murilo Fernandes Carvente – empresa IMarJr

Além do lançamento em abril estão previstos para 2021:

  1. Mesa sobre a Década do Oceano no Brasil no CILAC 26 a 28 de abril:http://forocilac.org/, organizado pela UNESCO-Brasil
  2. Lançamento do Grupo de Mobilização Jovem, ligado ao Comitê de Assessoramento da Década, do MCTI.
  3. Lançamento de consulta pública do plano nacional que está sendo formulado pelo MCTI.

 

No Brasil, a Década da Ciência Oceânica é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que é o representante científico do Brasil na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco. Conheça a equipe do grupo gestor da Década acessando:

http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas nas Referências e links:

 

Saiba mais sobre a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil

Em 2016, as Nações Unidas concluíram a primeira Avaliação Mundial do Oceano que apontou a urgência de gerenciar com sustentabilidade as atividades no oceano. Por isso, em 5 de dezembro de 2017, foi proclamada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a ser implementada de 2021 a 2030, buscando cumprir os compromissos da Agenda 2030.

Aproximadamente 71% da superfície da Terra são cobertos por água. Cerca de 96,5% desta água estão contidos no Oceano, que é fundamental para a manutenção da vida neste nosso planeta azul. O oceano é o verdadeiro pulmão do nosso planeta, fornecendo mais da metade do oxigênio que respiramos. São fundamentais provendo serviços ecossistêmicos como a regulação climática global, fornecimento de medicamentos e alimentos para quase 3 bilhões de pessoas que dependem dos recursos marinhos como fonte de proteína animal para sua alimentação. A década traz também a ideia de que o Oceano é um Oceano global – conectando continentes, nações e culturas.

No entanto, o oceano vem sendo ameaçado pelas mudanças climáticas, acidificação da água do mar, o branqueamento de corais, poluição, pesca predatória e a perda da biodiversidade.  E se estas ameaças continuarem, a previsão é de que estoques de peixe entrem em colapso e o oceano passe a ter mais lixo que peixe em 2050.

Diante deste cenário preocupante, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO, coordena o Plano de Implementação da Década para definir um conjunto de avanços científicos e tecnológicos de alto nível, necessários ao alcance de sete resultados desejados: um oceano limpo; saudável e resiliente; previsível; seguro; sustentável e produtivo; transparente e acessível; e conhecido e valorizado por todos. Desse modo, será buscada “A Ciência que precisamos para o Oceano que Queremos” de forma cooperativa, sistêmica e integrada. Toda a comunidade oceânica está diante de uma oportunidade histórica para unir esforços, mobilizar recursos, estabelecer parcerias com o setor privado e o público em geral, e envolver os governos e organismos internacionais, sem deixar ninguém para trás.

Você sabia que a UNESCO possui uma Comissão Oceanográfica Intergovernamental? @IocUnesco – essa organização permite que seus 149 Estados-membros trabalhem juntos para proteger a saúde do nosso oceano compartilhado por meio da coordenação de programas de observação oceânica, mitigação de desastres, alertas de tsunami e planejamento espacial marinho.

A Década no Brasil – O oceano é de todos nós!

No Brasil, o MCTI, representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO, é responsável pela implementação da Década da Ciência Oceânica. Em 2019 e 2020 realizou atividades para preparar o Brasil para a Década, incluindo o Workshop Regional de Planejamento do Atlântico Sul, webinários nacionais  e oficinas subnacionais em todas as regiões.

A organização e coordenação da Década está fundada no engajamento e na parceria. Esta Década será para todos: cientistas, organizações intergovernamentais e não governamentais, nações e indivíduos, institutos de pesquisa, profissionais e setor privado, pescadores e pescadoras, povos indígenas e detentores de conhecimentos tradicionais, educadores e estudantes, para recreação e lazer, usuários esportivos do oceano, artistas e muitos outros.

O Plano Nacional para Implementação da Década está em construção de forma colaborativa e participativa e estará disponível em breve. Para a fase preparatória, foram realizados diferentes eventos, incluindo um Workshop Regional do Atlântico Sul, em 2019 e, entre agosto e dezembro de 2020, dois webinários nacionais (um de início e um de encerramento), além de cinco oficinas subnacionais online estruturadas de acordo com 7 grupos de trabalho correspondentes aos resultados esperados para a Década. Veja mais no Relatório de Atividades do Brasil 2019-2020. Conheça mais sobre nossas iniciativas acessando os documentos de referência e os vídeos no canal da Década da Ciência Oceânica no Brasil.

Ascom MCTI