“No Brasil, a ciência já mostrou resultados importantes para o nosso desenvolvimento econômico”

Pesquisadores de todo o País mostram a força e importância da ciência brasileira na campanha “Ciência, pra que ciência?”, lançada pela SBPC e que já reúne mais de 100 vídeos. Assista, compartilhe e apoie o desenvolvimento científico brasileiro!

A cada semana, mais e mais professores, estudantes e pesquisadores de todo o País vêm mostrando a força e importância da ciência brasileira na campanha “Ciência, pra que ciência”. Lançada pela SBPC, a iniciativa convida todos os amigos da ciência a gravarem em vídeo um depoimento sobre como a ciência desenvolvida no Brasil, com financiamento público, é vital para o desenvolvimento e bem estar de toda a população.

À media que a crise no setor de CT&I se acirra, com risco iminente de extinção das principais agências de fomento – Capes, CNPq e Finep – a comunidade científica tem buscado mais e mais apoio da população para sensibilizar e pressionar o governo a reverter esse quadro de desmonte e colocar ciência e educação como os pilares da retomada do crescimento do País. A exemplo do que fazem todos os países desenvolvidos do mundo, que em momentos de crise, investem no desenvolvimento científico e tecnológico.

A Campanha “Ciência, pra que ciência” soma forças a dezenas de iniciativas e mobilizações por todo o País. A intenção é que toda a população possa ver, em cada depoimento, quem são nossos pesquisadores e como o investimento na formação e no desenvolvimento de pesquisas retornam a todos, na forma de melhores políticas públicas, melhores práticas nos serviços prestados à população, melhores medicamentos, vacinas e terapias, melhores alimentos, escolas, estradas, cidades, etc., enfim, em oportunidades para uma sociedade mais desenvolvida, justa e próspera.

Sergio Rezende, professor de física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-ministro da CT&I, em seu depoimento para a campanha, cita exemplos de como e quanto a ciência é importante para o desenvolvimento do País. “No Brasil, a ciência começou há pouco tempo. Há 60 anos, mais ou menos, nós tínhamos um número muito pequeno de pesquisadores. As coisas começaram a mudar com a criação de alguns órgãos federais. Há 50 anos apenas foram criados os programas de pós-graduação para a formação de pesquisadores. O número de pesquisadores cresceu muito de lá para cá. Nós temos hoje uma comunidade forte, robusta atuando em todas as áreas do conhecimento. No Brasil, a ciência já mostrou resultados importantes para o nosso desenvolvimento econômico. Um dos exemplos é na área do agronegócio, onde o País é muito competitivo. Produz produtos de alta qualidade, com preço bom. Não é só porque nós temos muita terra e água. É porque o Brasil passou a dedicar pesquisas nessas áreas, principalmente com a criação da Embrapa, em 1970, e com a participação de muitas universidades. O desenvolvimento científico levou ao desenvolvimento tecnológico no Brasil”, afirma.

Luciano Mendes, professor de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também ressalta a importante contribuição da ciência para a sociedade. “Acredito que a ciência brasileira tem uma contribuição fundamental a dar para o desenvolvimento social, econômico e cultural de toda a população. Um desenvolvimento que possa beneficiar todos nós, e não apenas alguns. No campo da educação, onde atuo, as pesquisas têm ajudado a mapear problemas e a oferecer soluções para tornar nossa escola uma instituição cada vez melhor, de maior qualidade e mais inclusiva”, diz, em seu vídeo.

Todo os vídeos da campanha estão disponíveis na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência estão convidados a participar da campanha e compartilhar suas histórias. Basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Participe e apoie a ciência brasileira!

Jornal da Ciência