No Dia Mundial do Meio Ambiente, SBPC lança vídeo sobre a biodiversidade Amazônica

A maior floresta tropical do mundo precisa ser protegida e preservada por todos nós. Assista e compartilhe!

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança o vídeo “Biodiversidade da Floresta Amazônica“, o quinto da série #SomosTodosCiencia.  A produção destaca, de forma didática, a riqueza e o potencial da biodiversidade da maior floresta tropical do mundo e ressalta a importância de cuidar desse patrimônio e preservá-lo.

Lançado pela SBPC em seu canal no YouTube, o vídeo contou com a colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat).

Responsável pela maior bacia hidrográfica do Brasil e 60% dos recursos hídricos do País, a floresta ajuda a controlar os índices de chuva através da evapotranspiração, que é a água transpirada e evaporada da vegetação. A Amazônia influencia o clima e a agricultura até do sudeste e sul do Brasil. As plantas da região contribuem na redução dos níveis de gás carbônico, ajudando a manter a pureza do ar.

Conforme ressalta o vídeo, a floresta Amazônica é uma das maiores jóias do mundo. A floresta é um patrimônio complexo, formado por diversos ecossistemas, com florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas e áreas de cerrado. Com tanta biodiversidade, ela pode contribuir para a descoberta de inúmeras substâncias ativas para o combate de doenças. Sua preservação é fundamental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A importância da preservação do meio ambiente é justamente um do seis pilares da Marcha Virtual pela Vida, que a SBPC e dezenas de entidades e organizações de todos os setores da sociedade civil realizam na próxima terça-feira, 9 de junho. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento dos valores fundamentais para que a sociedade brasileira tenha condições de enfrentar a pandemia de coronavírus: a vida, a saúde e do SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação (saiba mais em  http://marchavirtualpelavida.org.br/ #MarchaPelaVida ).

Série #SomosTodosCiência

A série de vídeos de popularização da ciência #SomosTodosCiência foi lançada em 2019 na TV SBPC, no YouTube. Além do recém-lançado vídeo “Biodiversidade da Floresta Amazônica”, foram divulgados 4 vídeos: Centenário do Eclipse de Sobral, Meninas na Ciência, SBPC 70 anos e Amazônia Azul. Confira todos neste link!

 

Jornal da Ciência