No Dia Nacional da Saúde, Frente pela Vida entrega manifesto em defesa da vida, do SUS e da democracia

O documento, entregue a senadores que compõem a cúpula da CPI da Covid-19, alerta que a pandemia ainda não está controlada, apesar da tendência de queda geral no número de casos e de óbitos pela doença

Frente pela VidaAs entidades que compõem a Frente pela Vida, dentre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promoveram nessa quinta-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, um ato em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia, com entrega de um manifesto a parlamentares a senadores que compõem a cúpula da CPI da Covid-19: Omar Aziz, Humberto Costa, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros.

O ato reuniu diversas lideranças da área da saúde e da ciência para um diálogo virtual e chamou a atenção para a naturalização com que tanto o governo como os meios de comunicação hegemônicos vêm tratando a estabilização e queda do número de internações e mortes no País, ainda em altos percentuais. No documento entregue aos senadores, a Frente pela Vida alerta que a pandemia de covid-19 ainda não está controlada.

Participaram do ato presencial representantes da Frente pela Vida, como Fernando Pigatto, presidente do CNS, Paulo Henrique Scrivano Garrido, do Sindicato Nacional da Fiocruz, de Heleno Rodrigues Correa Filho, dirigente do Cebes e Laila Salmen Espíndola, diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A representante da SBPC destacou que sem planejamento orçamentário, com recursos adequados, não tem como fazer pesquisa científica sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade. “Temos que conhecer o coronavírus, a doença que ele causa, para podermos conter esse vírus. A ciência brasileira precisa de condições para poder ajudar a sociedade brasileira”, disse.

Veja o manifesto na íntegra:

Manifesto Dia Nacional da Saúde: Em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia!

O Brasil vive há mais de um ano uma grave crise – sanitária, econômica, social, ambiental e política – exigindo de toda sociedade, especialmente de governantes e representantes do povo, a busca do exercício pleno de cidadania e das liberdades democráticas, diante da violenta emergência humanitária. Em um contexto de afronta à dignidade humana, no qual a proteção social da população não foi garantida, em que se morre de fome ou de covid-19, a sociedade civil organizada é quem tem canalizado as ações populares de solidariedade: quem tem fome, tem pressa.

O País ainda é hoje o epicentro da pandemia da COVID-19 na América Latina, já caracterizada como sindemia. Apesar da tendência de queda, ainda temos uma alta taxa de transmissão da doença, o terceiro maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes, mesmo sem considerar a subnotificação. Além disso, alertam-se os riscos da variante Delta já em circulação no país, comprovadamente mais transmissível e potencialmente mais grave. Destacamos os impactos da vacinação na diminuição de casos e mortes, no entanto, não podemos naturalizar essa estabilização e/ou queda com os altos números ainda apresentados. Vivemos uma situação de gravíssima emergência de saúde pública, com milhões de pessoas infectadas e a lamentável perda de centenas de milhares de vidas.

É imprescindível e urgente ampliar a aquisição das vacinas, fortalecer as campanhas de vacinação, além das demais medidas não-farmacológicas: uso de máscaras, restrição de circulação e mobilidade, oferecendo as condições concretas para dar à população o direito ao exercício do isolamento/distanciamento social, garantindo sua proteção e segurança, com auxílio emergencial digno. O Ministério da Saúde não tem investido na necessária testagem em massa da população como medida de vigilância e detecção de casos e contactantes.

Diante disso, nesse 05 de agosto, Dia Nacional de Saúde, convocamos as entidades que compõem a Frente pela Vida e todos os setores da sociedade brasileira à DEFESA DA VIDA, DO SUS E DA DEMOCRACIA, e reafirmamos nossos pilares:

  • O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas garantindo – mesmo desfinanciado – o acesso universal e integral à saúde com equidade;
  • A revogação da Emenda Constitucional 95 é urgente e deve ser imediata, além da disponibilização de mais recursos para o SUS e todas as políticas sociais: saúde é o direito a ter direitos;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulnerabilizados da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos brasileiras e brasileiros.

05 de agosto de 2021

DIA NACIONAL DE SAÚDE: EM DEFESA DA VIDA, DO SUS E DA DEMOCRACIA!

FRENTE PELA VIDA

 

Veja o manifesto em PDF.

Jornal da Ciência