Nova “Mobilização em Defesa da Ciência” reúne entidades acadêmicas e científicas

Toda a comunidade de pesquisadores, professores, estudantes e sociedade em geral está convidada a participar dos atos organizados pela ANPG com apoio da SBPC, que serão em formato virtual e presencial, em defesa da CT&I nesta terça-feira (26). Veja a programação e participe

WhatsApp Image 2021-10-22 at 16.19.19 (1)A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e entidades acadêmicas e científicas.

O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso.

Veja as atividades programadas:

10h: Haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.

14h: Haverá também o ato virtual “Quanto vale a Ciência?“, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, para trazer parlamentares e representantes de outras entidades acadêmicas e científicas. Assista aqui.

A SBPC está convidando suas Secretarias Regionais a realizarem atividades que mostrem como a ciência melhora a vida das pessoas e que abordem temas relacionados à saúde, à cultura, ao meio ambiente, à exclusão e inclusão social e à democracia. Veja a programação:

8h30 | SBPC-GO – Mesa-redonda “Investir em ciência é investir em pessoas. Participantes: Edemilson Cardoso da Conceição (UFG), José Alexandre Felizola Diniz Filho (UFG), Nelson Roberto Antoniosi Filho (UFG). Mediadora: Rosália Jesuino (SBPC-GO). Card de divulgação | Link para a atividade.

10h | SBPC-DF – Debate “Panorama do financiamento em ciência, tecnologia e inovação nas esferas nacional e local”Participantes: Fernanda Sobral (SBPC), Maria Sueli Felipe (APEG-DF), Eduardo de Oliveira Melo (ANPE), Gilmar Marques (FAP-DF). Debatedor: Jaime Santana (IB-UnB). Coordenadora: Sônia Baó (SBPC-DF). Card de divulgação | Link para a atividade.

10h30 | SBPC-PB – Aula Magna “A importância da divulgação científica em tempos de charlatanismo”Ministrante: Ennio Candotti (MUSA/SBPC).

10h30| SBPC-PR – “A função humanizadora da ciência”. Participantes: Frederico Fernandes (UEL/FCHSSALLA) e Cláudia Lago (USP/FCHSSALLA). Card de divulgação | Link para transmissão.

10h30 | SBPC-SP III | “Ciência é Vida, Desenvolvimento, Prosperidade e Soberania – Mesa-virtual com depoimentos sobre as contribuições fundamentais da ciência para a sociedade e a melhoria da qualidade de vida”. Participantes: Evaldo Vilela, Vanderlan Bolzani, Glaucius Oliva, Adriano Andricopulo, Alicia Kowaltowski, Hernan Chaimovich e Paulo Artaxo. Card de divulgação | Link para a atividade.

11 às 15h | Ato presencial “Ciência na praça e ato político contra o corte de recursos na Ciência” em frente à ALMG. Venha de preto e traga seu cartaz! Card de divulgação.

16h | SBPC-MS – Aula Magna “A ciência do agronegócio no Brasil e suas contribuições para a sociedade”. Ministrante: Joao Augusto Rossi Borges (UFGD). Link para a atividade.

18h | SBPC-PR – “Fisiologia e a década do oceano: conservar é urgente!”. Participante: Carolina Arruda Freire (SBPC-PR/UFPR). Card de divulgação | Link para a atividade.

19h | SBPC-CE – Webinar “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável de longo prazo de um país”. Participantes: Armênio Aguiar (SBPC-CE), Fernanda Sobral (SBPC), Fernando Peregrino (Confies), Inácio Arruda (SECITECE), José de Paula Barros Neto (UFC), Odir Dellagostin (Confap).

19h | SBPC-PE – Impactos na Educação das Tecnologias de Informação. Participantes: Ernandes Rodrigues (FCAP/UPE), Marcelo Carneiro Leão (UFRPE), Anísio Brasileiro (APC/UFPE), Rosário Andrade (SBPC-PE/UFRPE). Card de divulgação | Link para a atividade.

A ANPG definiu o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais. Confira aqui os locais e horários dos encontros presenciais já fixados.

Flávia Calé, presidente da ANPG, disse que a intenção é que os protestos pressionem os deputados e senadores a recompor o orçamento. “Nossa expectativa é reverter os cortes via parlamento”, afirmou.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, afirma que “as entidades estão mobilizadas, na boa luta, pelo futuro do Brasil”.

A mobilização dará continuidade aos eventos do último dia 15 – quando, em menos de uma semana, a SBPC e as entidades parceiras conseguiram programar e realizar mais de 30 atividades, com dezenas de palestrantes, mostrando aos mais diversos públicos a importância da ciência e do conhecimento rigoroso para o desenvolvimento econômico e social – em suma, para o futuro do Brasil.

A SBPC convida seus sócios, sociedades afiliadas, Secretarias Regionais, entidades parceiras e toda a sociedade a participarem dessa mobilização em defesa da ciência. Mais informações sobre a programação serão divulgadas no Jornal da Ciência e nas redes sociais. 

Jornal da Ciência