“O conhecimento transforma uma nação”

Vanderlan Bolzani, presidente da Aciesp e conselheira da SBPC, ressalta em seu depoimento para a campanha “Ciência, pra que Ciência?” o poder do conhecimento científico de desenvolver uma sociedade e gerar riqueza. A SBPC convida todos a também participar da campanha e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil. Participe!

“A ciência é a base que precisamos para que nós, brasileiros, possamos ser reconhecidos neste mundo global como um país soberano, poderoso, e que pode transformar conhecimento em bens sociais”. A declaração é da presidente da Academia de Ciências do Estado de SP e conselheira da SBPC, Vanderlan Bolzani, em seu depoimento para a campanha “Ciência, pra que Ciência?” divulgado nesta sexta-feira, 6 de dezembro, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com o objetivo de chamar a atenção para o desmantelamento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação brasileiro, a SBPC lançou no dia 4 de setembro, a campanha “Ciência, pra que Ciência?”. Com mais de 160 vídeos já publicados na playlist de seu canal no YouTube (SBPCnet), a iniciativa reúne depoimentos de cientistas, professores e estudantes sobre como a ciência desenvolvida aqui no Brasil, com apoio das agências públicas, é importante para o desenvolvimento do País.

À medida que a crise no setor de CT&I se acirra, com risco iminente de extinção ou fusão das principais agências de fomento – Capes, CNPq e Finep – a comunidade científica tem buscado mais e mais apoio da população para sensibilizar e pressionar o governo a reverter esse quadro de desmonte e colocar ciência e educação como os pilares da retomada do crescimento do País. A participação na campanha é uma forma de envolver toda a sociedade na defesa da ciência brasileira.

“Ciência, pra que Ciência, neste momento, é uma iniciativa extremamente importante e nós precisamos que a sociedade entenda que da hora em que acorda até a hora em que dorme, a ciência permeia todos os avanços da humanidade em qualquer lugar do planeta e especialmente neste país, em que temos muita coisa a construir, já que temos uma riqueza tão grande e podemos ser uma grande nação”, ressalta Bolzani em seu vídeo, que pode ser acessado neste link.

Todos os vídeos estão disponíveis no canal SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). Estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência estão convidados a participar da campanha e compartilhar suas histórias. Para participar, basta acessar o site da SBPC e conferir as instruções. Participe!

Jornal da Ciência