O Futuro da Alimentação

Seminário organizado por Scientific American Brasil e apoiado pela SBPC vai debater estratégias para alimentar população em crescimento; evento terá transmissão online

Amanhã (16) a revista Scientific American Brasil vai organizar em São Paulo o seminário internacional O Futuro da Alimentação. O evento terá duração de um dia, e vai reunir uma dezena de debatedores nacionais e estrangeiros para discutir os caminhos para ampliar a oferta de alimentos no planeta nas próximas décadas. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo previsões de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até o ano de 2050, a população humana deve passar dos atuais 7,5 bilhões de pessoas para quase 10 bilhões.  Um crescimento desta monta, em apenas três décadas, vai gerar um fortíssimo impacto na demanda mundial por comida.  Alguns economistas estimam que seja preciso expandir a capacidade produtiva do sistema mundial de alimentos em, pelo menos, 60%, enquanto outros falam em 100%.

Em qualquer cenário, é óbvio que haveria um impacto significativo sobre o uso dos recursos naturais. Somente empregando nossos melhores recursos em ciência e tecnologia é que será possível aumentar a produção de alimentos em bases sustentáveis.

O evento será organizado em quatros painéis. O primeiro trata de estado atual do sistema global de produção de alimentos, e dos desafios para torná-lo mais eficiente. O segundo debate o impacto que nossa atividade produtiva causa no meio-ambiente, e as transformações que vem por aí acarretadas pelo quadro de mudanças climáticas. O terceiro vai apresentar as inovações tecnológicas que poderão elevar a produtividade de nossa agricultura e torná-la mais sustentável. Por fim, o quarto e último painel trará algumas experiências inspiradoras que já estão em andamento.

A entrada é gratuita, e o seminário também poderá ser acompanhado pela internet. Nos dois casos, porém, é preciso se cadastrar primeiro. Informe-se pelo site www.futurodaalimentacao.com.br.

Scientific American Brasil