O setor de CT&I não tem recebido recursos necessários para o desenvolvimento do País, afirma Renato Janine Ribeiro

Presidente da SBPC discute a importância da pesquisa científica para o progresso brasileiro em entrevista para o "Produzindo Ciência", do telejornal Bom Dia Mirante, da filial da TV Globo no Maranhão

A ciência é fundamental para o desenvolvimento, e o Brasil pode alcançar lugar de destaque no mundo com sua ciência. Esses foram alguns dos pontos abordados por Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante entrevista para o quadro “Produzindo Ciência” do telejornal Bom Dia Mirante, da filial da Globo no Maranhão, na manhã desta quinta-feira (9). Ribeiro falou sobre o papel da entidade e da importância da ciência para o desenvolvimento do País.

“Nós temos de garantir que o Brasil tem um papel importante no mundo e uma das coisas importantes que temos é a nossa biodiversidade, além de termos uma pesquisa científica qualificada”, comenta.

Para Ribeiro, o setor de ciência, tecnologia e inovação não tem recebido os recursos indispensáveis para o crescimento. “Se o setor tivesse recebido os recursos necessários o Brasil poderia ter desenvolvido uma vacina contra o coronavírus. Se Cuba, que é menor que o Brasil, menos rica, com menos pesquisadores, conseguiu desenvolver mais de uma vacina, quantas o Brasil não teria desenvolvido? Poderíamos já ter vacinado toda a população e até estarmos exportando”, afirma.

O presidente da SBPC comentou ainda que a ciência deveria ser financiada pelo poder público e pelo setor privado, mas que infelizmente, este último ainda investe pouco no Brasil. “Dessa forma, o investimento na ciência brasileira acaba ficando na mão do Estado e basicamente das universidades públicas”, explica.

Veja aqui a reportagem na íntegra: Bom Dia Mirante/TV Globo

Jornal da Ciência