Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC divulga nota de pesar pelo falecimento de Maria Stela Grossi Porto

"A seriedade, dedicação e rigor do seu trabalho se refletiram, ainda, nas diversas vezes em que foi escolhida como professora homenageada pelas alunas (os) de graduação da UnB e nos prêmios que recebeu ao longo de sua vida" diz o Observatório em nota
Lamentamos informar com enorme pesar e tristeza, o falecimento da Professora Emérita Maria Stela Grossi Porto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, ocorrido no último dia 8. Maria Stela realizou sua graduação em Ciências Sociais na UnB, tendo realizado seus estudos de pós-graduação no Canadá. Após  finalizar o doutorado Stela iniciou sua trajetória ímpar junto à sociologia brasileira na Universidade de Brasília, à qual permaneceu vinculada ininterruptamente como docente desde 1987.  
Tendo se aposentado no Departamento de Sociologia da UnB em 2015, manteve o vínculo com o Programa de Pós Graduação de Sociologia, participando das atividades docentes e de orientação. Stela foi a primeira mulher eleita para a presidência da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), tendo cumprido seu mandato de 2003 a 2005, e também presidiu o 18º Congresso da SBS, realizado em Brasília, em 2017. Pesquisadora 1A do CNPq, mostrou seu engajamento intelectual, sobretudo nos temas da Sociologia da Violência e da Teoria Sociológica, nas mais diferentes frentes de trabalho. Orientou dezenas de estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado e atuou junto à ISA (International Sociological Association), tendo sido, de 2006 a 2010, vice-presidente do RC 29 (Research Committee on Deviance and Social Control). Stela também foi conselheira da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e diretora da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais) e teve participação em diversos órgãos de fomento nacional.
 A seriedade, dedicação e rigor do seu trabalho se refletiram, ainda, nas diversas vezes em que foi escolhida como professora homenageada pelas alunas (os) de graduação da UnB e nos prêmios que recebeu ao longo de sua vida. Além de sua competência acadêmica, Stela primou pela sua elegância e gentileza e pelos extensos laços de amizades que criou com integrantes da comunidade acadêmica em várias regiões do país. Trata-se de uma perda irreparável que tem causado profunda tristeza entre as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela.
Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC