Participe do 2º Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência” nesta terça-feira

O evento marca a cerimônia de entrega da 1ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Celebrando o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, o Seminário acontece amanhã (11), no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo

folder_programa_cb_2020A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza amanhã, 11 de fevereiro, o 2º Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”. Esta edição traz como destaque a cerimônia de premiação das vencedoras do 1º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”.  Aberto a todos e gratuito, o evento será realizado a partir das 14h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

O prêmio é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela UNESCO, a cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Esta primeira edição homenageará a primeira categoria, dedicada às cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional.

Após um processo de nominação, do qual participaram 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC, chegou-se a uma lista com 29 indicadas. Uma comissão julgadora se reuniu no dia 4 de dezembro, para deliberar e selecionar a vencedora da primeira edição do prêmio, a biomédica Helena Bonciani Nader,  e a homenageada que receberá a “Menção Honrosa”, a socióloga Alice Rangel de Paiva Abreu.

Na programação, especialistas convidadas falarão sobre “Meninas e Mulheres cientistas: a importância de incentivar e reconhecer os talentos no Brasil”. Em seguida, será realizada a cerimônia de premiação, na qual as duas homenageadas apresentarão suas trajetórias e suas experiências na carreira científica.

O evento é aberto a todos e gratuito. Para participar, basta confirmar presença neste link.  Para quem estiver fora de São Paulo, o Seminário terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube. A transmissão será realizada com apoio da ABlink.

O 2º Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência” e o Prêmio “Carolina Bori – Ciência & Mulher” contam com apoio institucional do Centro Universitário Maria Antonia e do programa “Para Mulheres na Ciência” da L’Oréal Brasil.

Serviço:

Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência” e Cerimônia de entrega do Prêmio “Carolina Bori – Ciência & Mulher”

Data: 11 de fevereiro de 2020, às 14h30

Local: Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP – Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar, São Paulo/SP

Programação

14h30 – Mesa de Abertura – Meninas e Mulheres cientistas: a importância de incentivar e reconhecer os talentos no Brasil

15h30 – Apresentação das premiadas e entrega dos prêmios

16h00 – Palestra da Profa. Dra. Helena Nader

17h00 – Palestra da Profa. Dra. Alice Rangel de Paiva Abreu

17h30 – Encerramento

Para confirmar presença, acesse este link.

 

Jornal da Ciência