Participe! SBPC realiza painel “Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens Cientistas no Brasil de hoje”

Evento, que faz parte das atividades do bicentenário da independência, em alusão ao Dia do Fico, será realizado nesta segunda-feira (10), às 18h, com transmissão pelo canal da entidade no Youtube

whatsapp-image-2022-01-07-at-09-50-07

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta segunda-feira, 10 de janeiro, às 18h, o painel “Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens cientistas no Brasil de hoje”. O evento virtual, que faz parte das atividades do bicentenário da independência, é em alusão ao Dia do Fico, quando o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no País após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil. O painel será transmitido pelo canal da SBPC no Youtube.

Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o debate tem como objetivo debater os dilemas enfrentados pelos jovens cientistas no Brasil de hoje como formação, pesquisa, planos profissionais e a situação do Brasil perante seus planos. “Resolvemos começar este ano com a primeira data importante de 1822 que é o Dia do Fico, quando o então príncipe declarou que ficaria no Brasil ao invés de retornar a Lisboa. E é em função disso, que decidimos colocar como mote ‘o fico ou não fico?’, uma vez que muitos jovens estão deixando o Brasil, mesmo tendo doutorado, por não encontrarem espaço para continuarem suas pesquisas e assim colaborarem para o desenvolvimento social, econômico, cultural e científico do Brasil. Muitas vezes esses jovens cientistas conseguem subsistir graças a uma bolsa de estudos, mas que não lhes dá um vínculo permanente onde trabalham. É importante que os jovens cientistas qualificados tenham condições de trabalhar para o desenvolvimento para o Brasil”.

Janine Ribeiro disse ainda que a SBPC está empenhada em fazer dos 200 anos da Independência do Brasil um ano de muita discussão qualificada e científica sobre o que é uma independência de um país. “Nós entendemos que a independência não é algo que se conquista uma vez por todas e que estaria no passado e que agora deveríamos apenas lembrar. A independência é uma missão, um projeto, uma tarefa. E hoje ela está estreitamente ligada à soberania nacional de um país, o que implica uma atualização constante com a ciência e o uso intenso das descobertas científicas para aprimorar tanto a economia quanto as ações sociais”, explica.

Apresentado pelo presidente da SBPC, o evento contará com participação de Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC, e de Jaqueline Godoy Mesquita (UnB) como debatedores, e de Marcio de Miranda Santos, diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), como expositor. Entre os jovens pesquisadores participarão: Helena Russo (UNESP/IQAr), Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Patricia Cortelo (UnB) e Raul Lopes (Université Paris-Dauphine).

Serviço:

Painel “Fico ou Não Fico? Eis a questão. Jovens cientistas no Brasil de hoje”

Dia: 10 de janeiro de 2022
Horário: 18h
Local: Canal da SBPC no Youtube

SBPC