Pequenos cientistas: crianças de Maceió protagonizam invenções

O resultado do trabalho foi premiado na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um dos maiores eventos científicos da América Latina, e apresentado em várias universidades

Transformar legumes em miniatura de animais, confeccionar brinquedos com materiais que já poderiam estar no lixo e incentivar brincadeiras antigas. Com essas e outras iniciativas, crianças de 3 a 5 anos estão aprendendo conceitos de ciência, de forma prática, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maceió. O resultado do trabalho foi premiado na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um dos maiores eventos científicos da América Latina, e apresentado em várias universidades.

As crianças compartilham com os colegas, sentadas em círculo no pátio da creche, como foi a produção do pião, feito de CD, ximbra, tampa de garrafa pet e cheio de cores. Os pequenos participaram da confecção do brinquedo, com ajuda das educadoras, e narraram cada etapa. No momento da pintura, a educadora foi apenas expectadora de situações de descobertas.

“Em casa, eles pediram para os pais CDs e aqui produzimos juntos. E quando as crianças foram pintar, foi uma surpresa muito grande, porque começaram voluntariamente a misturar tintas, sem nenhuma interferência minha, mas por curiosidade e foi muito lindo ver essa descoberta por parte delas e a reação de cada uma. Uma falou bem alto: olhem, juntei o vermelho com verde e o CD ficou marrom”, contou a professora Ana Quitéria. “Ou seja, não tem como a gente desvincular a ciência da educação, porque a criança é cientista por natureza, ela tem a curiosidade e quer descobrir a todo o momento”, acrescentou.

Aqui Acontece