Pernambuco discute ameaça à autonomia universitária

Reitores e candidatos vão discutir em 8 de maio, na UFPE, os novos critérios para escolha de dirigentes e os cortes no financiamento à pesquisa

A Academia Pernambucana de Ciência (APC) e a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vão realizar dia 8 de maio o evento “Ameaças à Autonomia Universitária”, na sede da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Recife.

Com a presença dos reitores das quatro universidades públicas do estado – UFPE, UFRPE, UPE e Instituto Federal de Educação – e dos candidatos à eleição para a reitoria da universidade, o encontro em Recife será simultâneo ao lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento” em Brasília, que contará com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa, e pesquisadores de todo o país em defesa da ciência brasileira.

O objetivo de ambos os eventos é debater as principais questões envolvendo a comunidade acadêmica e científica hoje: os cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o impacto sobre os recursos para pesquisa e desenvolvimento em todo país; e as mudanças no processo de seleção de reitores impostas pela legislação aprovada dia 13 de dezembro, ainda no governo Michel Temer.

Pelas novas regras, acaba a votação paritária na consulta à comunidade acadêmica e passa a ser exigido um mínimo de 70% de participação docente e 15% de estudantes e servidores técnicos administrativos, com proibição de segundo turno. Em várias universidades, o voto de cada categoria (alunos, professores e funcionários) tem peso de um terço do total.

“Isso é uma afronta à autonomia universitária”, afirmou o professor José Antônio Aleixo da Silva, presidente da APC e titular do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE. Durante o evento em Recife, a ideia é que, inicialmente, os reitores façam uma análise do cenário e dos desafios da comunidade acadêmica e científica. Em seguida, cada candidato a reitor terá 15 minutos para mostrar ao público suas propostas para Educação, Ciência e Tecnologia. Não haverá debate entre os expositores, mas haverá abertura para perguntas da plateia.

Segundo informações divulgadas no site da UFPE, a eleição para reitor e vice-reitor da universidade será dia 29 de abril. Os cargos serão disputados por cinco chapas. A expectativa é de que haja 40 mil eleitores, entre alunos, professores e técnicos administrativos. Na segunda-feira (22/4) será divulgada a lista de eleitores aptos a votar. Os alunos são maioria, cerca de 33 mil, e há ainda 2.800 professores e aproximadamente 3.800 servidores.

Acompanhe a Iniciativa de C&T no Parlamento nas redes sociais com #cienciaocupabrasilia

Janes Rocha – Jornal da Ciência