Pesquisadores buscam formar bancada no Congresso Nacional para defender a Educação

O bloco seria responsável por propor medidas de fomento à ciência e por barrar os cortes que ocorrem em todas as esferas do setor

Visando a impedir os cortes de recursos para a educação e combater a política negacionista na saúde, pesquisadores e professores buscam formar uma bancada no Congresso Nacional, informa reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura, do dia 28 de janeiro. O bloco seria responsável por propor medidas de fomento à ciência e por barrar os cortes que ocorrem em todas as esferas do setor.

Essa semana, por exemplo, os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao orçamento federal devem custar mais de R$402 milhões à educação básica. As reduções atingem também o ensino superior já que o Ministério da Educação (MEC) teve um corte de R$ 739 milhões.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, defende a candidatura de cientistas para o Parlamento para que os assuntos de interesse sejam melhor discutidos. “Temos bancadas de várias causas, mas não da Educação. Embora tenhamos uma Frente Parlamentar, com deputados e senadores que apoiam nossos pleitos, será melhor ainda se já na campanha eleitoral a questão for levantada”, afirma .

A iniciativa não partiu da SBPC, já que a entidade é apartidária, “mas não apolítica, no sentido mais amplo de defensora da ciência, educação, cultura, tecnologia, saúde, meio ambiente e inclusão social”, explica Janine Ribeiro.

Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Cultura/TV Cultura

Jornal da Ciência