Planetário promove 2ª Feira de Troca de Livro no sábado (27)

Exemplares serão recebidos a partir das 8 horas. Programa inclui observação do sol com telescópio, palestra, pintura de rosto e sessões de filmes

As portas do Planetário de Brasília estarão abertas no sábado (27) para a 2ª Feira de Troca de Livro. Promovida pela Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, a atividade será das 10 às 17 horas, com entrada franca. Os livros começarão a ser recebidos a partir das 8 horas.

O visitante receberá uma ficha a cada livro cedido, que dará direito a escolher um outro de sua preferência. Segundo a organização, não será permitida a venda de qualquer tipo de material, e as obras devem estar em bom estado de conservação — encadernações soltas ou capas rasgadas não serão aceitas.

Ainda de acordo com os organizadores, também está vedada a troca dos seguintes itens: materiais didáticos e para concurso público, livros de cunho político/partidário, religioso, de informática, pornográficos, de sexologia, dicionários, listas de endereços e telefones, teses, dissertações, enciclopédias, código civil, legislação ou obras com carimbos de escolas ou de bibliotecas.

Na primeira edição, em maio de 2016, a feira contou com a participação de 280 pessoas, e foram entregues 1.598 exemplares.

Observação do sol com telescópio, palestra e pintura de rosto

A programação da feira inclui palestra com o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) José Leonardo Ferreira sobre o tema O Sol e o Clima Espacial. Será às 9 horas, com ingressos limitados, que devem ser retirados na bilheteria no dia do evento. José Leonardo é doutor em ciências espaciais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) e foi consultor da Agência Espacial Brasileira.

Das 10 horas ao meio-dia, haverá observação do sol com telescópios. A criançada poderá participar também de duas sessões de pintura de rosto: uma de manhã, das 10 às 11 horas, e outra à tarde, das 14 às 15 horas. As vagas são limitadas.

Para quem curte filmes, serão exibidos O Segredo do Foguete de Papelão, às 11 e às 16 horas; Origens da Vida, às 9h30 e às 14h30 (ambas sessões com comentários); Dois Pedacinhos de Vidro, às 17h30; e Reino de Luz, às 19 horas.

Agência Brasília