Planetários comemoram o Dia Internacional da Luz

As comemorações serão nos dias 19 e 20 de maio com uma série de atividades especiais

No próximo dia 16 de maio será comemorado o Dia Internacional da Luz e para comemorar a data, o Complexo formado pelo Planetário do Ibirapuera, Planetário do Carmo e pela Escola idl-logoMunicipal de Astrofísica (EMA), vai realizar nos dias 19 e 20 de maio, uma séria de atividades especiais, que também farão parte da tradicional Virada Cultural da cidade. Fotografia, lasers, cinema e atividades interativas, como jogos de lógica e raciocínio são algumas das atrações previstas.

Ainda como parte da comemoração, será lançado novo tipo de atividade dos Planetários, os PlanetTalks – palestras rápidas e em linguagem acessível, realizadas na cúpula de projeção do Ibirapuera. Os temas tratados, neste lançamento, irão da relação entre luz ultravioleta e câncer de pele à “nova astronomia” de ondas gravitacionais e neutrinos, passando ainda por questões de arte, biologia, saúde e história.

A celebração é uma iniciativa global, coordenada pela Unesco, que fornece um foco comum anual para a contínua valorização da importância da luz e do papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas, como medicina, comunicação e energia. A data foi instituída após as comemorações do Ano Internacional da Luz, em 2015.

A SBPC é um nodo do Dia Internacional da Luz no Brasil e está estimulando a realização de atividades sobre a luz neste dia ou em dias próximos. Outras organizações brasileiras envolvidas na celebração do Dia Internacional da Luz são a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

Jornal da Ciência