Começa a escolha de candidatos ao Prêmio Álvaro Alberto 2014

A Comissão de Especialistas do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, edição 2014, se reúne no próximo dia 22 de janeiro para indicar os nomes dos candidatos que concorrerão à premiação. Concedido anualmente em caráter de rodízio das áreas do conhecimento, o prêmio será entregue a um pesquisador de Ciências da Vida que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área de atuação. O encontro ocorrerá na sede da Fundação Conrado Wessel (FCW), em São Paulo.
A Comissão de Especialistas do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, edição 2014, se reúne no próximo dia 22 de janeiro para indicar os nomes dos candidatos que concorrerão à premiação. Concedido anualmente em caráter de rodízio das áreas do conhecimento, o prêmio será entregue a um pesquisador de “Ciências da Vida” que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área de atuação. O encontro ocorrerá na sede da Fundação Conrado Wessel (FCW), em São Paulo.
 
Desse encontro poderão sair definidos entre quatro e seis nomes que serão submetidos ao Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição responsável pela premiação, que escolherá o vencedor. Neste ano, a categoria contemplada será “Ciências da Vida”, tendo na presidência da Comissão Julgadora a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.
 
Este é o oitavo ano em que o Prêmio Almirante Álvaro Alberto conta com o apoio da Fundação Conrado Wessel. A homenagem foi instituída pelo CNPq em 1981 e, desde 2006, o valor concedido ao laureado, de R$ 200 mil, é oferecido pela FCW. Em janeiro de 2012, a Marinha do Brasil também ingressou na parceria.
 
“O apoio que a Fundação Conrado Wessel oferece ao Prêmio Almirante Álvaro Alberto está em linha com a nossa missão de fomentar e apoiar as atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil”, destaca o superintendente da FCW, José Moscogliatto Caricatti.
 
O objetivo do Prêmio é destacar e estimular cientistas brasileiros com relevantes contribuições nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da categoria Ciências da Vida, a premiação também contempla, em sistema de rodízio, as áreas de “Ciências Exatas e da Terra e Engenharias” e “Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes”.
 
Além do CNPq e da SBPC, a FCW mantém parcerias com as mais importantes instituições brasileiras, nos campos da cultura e da ciência: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),  Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Marinha do Brasil.