SBPC/GO divulga resultado do 2º Prêmio de Popularização da Ciência 2015

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Regional Goiás (SBPC/GO) divulgou a lista com os vencedores do 2º Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2015. Ao todo, 24 trabalhos foram premiados que vão integrar um livro, cujo público alvo será formado por professores e alunos do ensino médio.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em dezembro, durante o 10º Fórum de CT&I do Cerrado
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Regional Goiás (SBPC/GO) divulgou a lista com os vencedores do 2º Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2015. Ao todo, 24 trabalhos foram premiados que vão integrar um livro, cujo público alvo será formado por professores e alunos do ensino médio. 
Criado para promover a popularização da ciência e do conhecimento e diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos e a população do estado, o Prêmio também tem o objetivo de reconhecer e estimular estudantes de graduação, pós-graduação  e concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.
A cerimônia de entrega dos prêmios aos seis colocados por área ocorrerá no mês de dezembro, durante o 10º Fórum de CT&I do Cerrado, evento promovido pela SBPC/GO em parceria com outras instituições de ensino superior do Estado de Goiás. O primeiro lugar de cada área ganhará um tablet e os 24 autores selecionados receberão um certificado de participação no Prêmio.
De acordo com o secretário regional da instituição, Reginaldo Nassar, foram premiados os melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Letras e Linguística; e Música e Artes. 
Para Nusa de Almeida Silveira, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora da comissão organizadora do Prêmio, a premiação significa muito para o Estado de Goiás. “Ao mesmo tempo em que motiva o jovem investigador (aluno de iniciação científica, pós-graduando e egresso recente dos cursos de graduação e pós-graduação) a comprometer-se com a socialização do saber por ele produzido, resulta ainda na divulgação desse saber para alunos e professores do ensino médio da rede pública de ensino, não apenas na capital, mas em todo o interior, já que os trabalhos selecionados são agrupados em uma coletânea a ser distribuída em escolas e disponibilizada no site da SBPC/GO”, afirma. 
Segundo Silveira, o prêmio é também um passo importante na expectativa de incentivar mais ações com a bandeira da popularização da ciência para os alunos de ensino médio. “Com esta divulgação esperamos que os alunos do ensino médio possam ter a oportunidade de refletir sobre sua escolha futura em termos de formação acadêmica, além de alertá-los para o interesse pela descoberta e investigação, com foco na inclusão social, gerando um círculo virtuoso entre a sociedade e a universidade”, ressalta Silveira.
Nesta segunda edição, explica a professora da UFG, a comissão organizadora fez uma redistribuição nas áreas de conhecimento, individualizando a área de Artes e Música, atendendo a uma solicitação de autores da própria área. “O número de áreas de conhecimento concorrentes não foi alterado por esta redistribuição de modo que serão seis os primeiros vencedores do prêmio. Uma outra novidade é que os 24 trabalhos selecionados para serem publicados na coletânea não estarão igualitariamente publicados entre as seis áreas do conhecimento, uma vez que nem todas as áreas tiveram quatro trabalhos selecionados para publicação na coletânea. Estas iniciativas e parcerias reafirmam a missão da SBPC/GO na direção da socialização do conhecimento e da inclusão social”, disse.
Nassar observa ainda que, paralelamente ao trabalho de organização do 2º Prêmio, os artigos dos primeiros premiados  já estão sendo divulgados  em escolas públicas de Goiânia, através  da execução de um projeto de extensão coordenado pela professora Rosália Santos Amorim Jesuíno, que falou do entusiasmo das escolas em receber sua equipe com as novidades da ciência produzida em Goiás.
Confira a lista dos trabalhos selecionados.
Vivian Costa/Jornal da Ciência