Vencedores do Prêmio FCW 2013 serão revelados nos dias 27 e 28

Os maiores nomes brasileiros nas áreas da Ciência, Cultura e da Medicina serão conhecidos nos dias 27 e 28 de novembro, quando a Fundação Conrado Wessel (FCW) reunirá as Comissões Julgadoras que escolherão os vencedores das três categorias da edição do Prêmio FCW 2013. Segundo o superintendente da FCW, José Caricatti, as comissões julgadoras irão revelar no dia 27, os vencedores de Medicina e Cultura. E no dia 28, o vencedor de Ciência.

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro a Fundação Conrado Wessel (FCW) reunirá as Comissões Julgadoras que escolherão os vencedores das três categorias da edição do Prêmio FCW 2013. Segundo o superintendente da FCW, José Caricatti, as comissões julgadoras irão revelar no dia 27, os vencedores de Medicina e Cultura. E no dia 28, o de Ciência. Cada um dos vencedores receberá R$ 300 mil, além de troféu comemorativo. A cerimônia de entrega será realizada em 09 de junho de 2014, na Sala São Paulo.
 
Segundo Caricatti, os nomes serão escolhidos segundo indicações feitas por mais de 170 entidades, entre centros de ensino e pesquisa de todo o País, além de uma comissão interna. “Hoje temos mais de 400 nomes na lista”, disse. “Esta lista aumenta todo ano porque não descartamos os nomes indicados anteriormente”, completou.  Caricatti afirma também que muitas vezes há nomes reindicados. “As vezes acontece de alguém indicar um nome, mas a banca acha que ainda não é o momento. Depois de um tempo, o nome surge novamente e como o prêmio é o conjunto da obra e conta a sua contribuição à sociedade, este período serve para que o trabalho do indicado amadureça”, explica. Caricatti afirma ainda que há um universo muito grande de participação. “Há um tumulto sadio para a realização do evento, já que as instituições se empenham na participação”, disse. “
 
O julgamento conta com a participação de representantes das dez instituições parceiras da Premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e FCW.
 
Histórico
Promovido todos os anos, o Prêmio FCW reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados Marcos Moraes, Miguel Srougi, Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora.
 
Em Cultura a homenagem já foi destinada a João Carlos Martins, Paulo Vanzolini, Nelson Pereira dos Santos, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.
 
Em Ciência as premiações já foram concedidas a Sérgio Rezende, Jorge Kalil, Jairton Dupont, Jérson Lima da Silva, João Fernandes Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab’Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.
 
A FCW foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.
 
(Vivian Costa)