Prêmio “Meninas na Ciência” aceita indicações até dia 31/10

O prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher homenageia seis meninas estudantes de Ensino Médio e da Graduação com carreira científica

A 4ª edição do Prêmio Carolina Broi Ciência & Mulher gratificará, no dia 10 de fevereiro de 2023, seis meninas que desenvolvem trabalhos científicos. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento homenageia mulheres na ciência, estimulando sua presença na academia. As indicações podem ser feitas até 31 de outubro por meio de um formulário online.

Podem participar estudantes do Ensino Médio ou da Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. Serão seis premiadas, sendo três de cada categoria. Além disso, elas serão divididas em subcategorias em três grandes áreas do conhecimento – Engenharias, Exatas e Ciências da Terra; Biológicas e Saúde; e Humanidades.

A avaliação será com base na criatividade, boa aplicação do método científico em projetos e potencial de contribuição com a ciência do futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares, desde que haja documentos comprovando a participação.

Para realizar a inscrição, as candidatas devem enviar uma mini-biografia atualizada, currículo na plataforma Lattes e uma carta de recomendação contendo evidências que justifiquem o prêmio. Também deve ser anexado o projeto ou atividade realizados, explicando sua importância, desenvolvimento, os objetivos atingidos e relevância. As atividades realizadas pela estudante devem estar claras e sinalizadas em relação ao que foi feito pela própria estudante e o que contou com ajuda do(a) orientador(a).

Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento. A primeira presidente mulher da organização, Carolina Martuscelli Bori, foi homenageada no título. A cerimônia acontece anualmente, alternando entre as categorias “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”, sendo a última realizada neste ano. O evento acontece sempre no início de fevereiro em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Nesta edição, o anúncio das premiadas será realizado no dia 20 de janeiro e a cerimônia ocorrerá durante o evento anual da SBPC, no dia 10 de fevereiro no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento será transmitido ao vivo no Youtube da organização.

Observatório do Terceiro Setor