Presente e futuro da CT&I no Brasil são debatidos na Câmara dos Deputados

O encontro, promovido pela SBPC na Comissão Geral “Marcha para a Ciência” nesta quinta-feira (12), contou com a participação de deputados e representantes de instituições e entidades científicas, além de agências do governo ligadas ao setor

A realidade atual e as perspectivas para a ciência e a tecnologia do País foram discutidas hoje (12) pela comunidade científica na Comissão Geral “Marcha para a Ciência – Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade fez parte das comemorações dos 70 anos da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O debate foi proposto pela SBPC e encaminhado pelo deputado Celso Pansera.

Falaram na sessão 12 deputados de diversos partidos e cerca de 20 representantes de instituições e entidades científicas – como ABC, Consecti, Confap, Andifes, Confies, Abruem, ANPG, Fortec, Fiocruz e Embrapa, entre outros -, além de representantes de agências do governo ligadas ao setor de ciência e tecnologia, como Capes, CNPq, Finep e MCTIC.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e compartilhada nas redes sociais da SBPC. A transmissão está disponível neste link.

Após a Comissão Geral, que durou cerca de quatro horas, foi feito o lançamento da “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, no Espaço da Taquigrafia, na Câmara. A exibição traz uma linha do tempo com os momentos mais emblemáticos da história da SBPC. O patrono da exposição é o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), parlamentar atuante em prol da CT&I e pesquisador da Fiocruz.

Leia amanhã a matéria completa no Jornal da Ciência.

Jornal da Ciência