Problemas atuais exigem esforço global

Conferência discute multilateralismo, conhecimento e governança na 73a Reunião Anual da SBPC. Confira na nova edição do Jornal da Ciência Especial!

Conferência MULTILATERALISMO BASADO EN EL CONOCIMIENTO PARA UNA NUEVA GOBERNANZA2Pandemia de covid-19. Mudanças climáticas. Segurança alimentar e redução da pobreza. Direitos humanos e igualdade de gênero. Esses são alguns dos principais desafios do multilateralismo na atualidade, tema da sessão “Multilateralismo baseado no conhecimento para uma nova governança”, apresentada durante a 73ª Reunião Anual da SBPC.

“Desafios globais requerem uma resposta global”, frisou o presidente da Asociación Española para el Avance de la Ciencia (AEAC), Federico Mayor Zaragoza, palestrante convidado do evento. “Os desafios que temos hoje são globais e potencialmente irreversíveis. Nós, cientistas, estamos conscientes disso. Por isso temos que no unir. ”

O bate-papo foi apresentado por Ildeu de Castro Moreira, então presidente da SBPC, e contou com a participação de Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia (Musa) e presidente de honra da SBPC, Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, que tomou posse no dia 23 de julho, e professor da USP, e Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica/MCTI e diretora da SBPC, como comentaristas.

De acordo com Zaragoza, os problemas atuais vividos pela sociedade mundial deixam claro que precisamos urgentemente nos voltar para um multilateralismo fortemente baseado no conhecimento científico. “É a solução. Todos nós precisamos contribuir com nosso ponto de vista, nosso conhecimento”, afirmou.

Leia a cobertura completa deste bate-papo e de todos demais eventos ocorridos durante a 73ª Reunião Anual da SBPC na nova edição especial do Jornal da Ciência. Baixe aqui seu exemplar em pdf e boa leitura!

Christiane Bueno – Jornal da Ciência