Professores e pesquisadores discutem ampliação da ciência em escolas de Florianópolis

Em entrevista ao telejornal Bom Dia SC, o presidente da SBPC falou sobre algumas estratégias para melhorar o ensino de ciência. O tema será discutido durante o 1º Seminário Catarinense Escola é Lugar de Ciência, que acontece hoje até às 18h no auditório da Alesc

O telejornal Bom Dia SC, da Rede Globo, veiculou na manhã desta segunda-feira (26) reportagem sobre o evento o 1º Seminário Catarinense Escola é Lugar de Ciência. Segundo a reportagem, o evento contará a participação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e o doutor em Educação Gaudêncio Frigotto, professor das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro.

Ao ser entrevistado, Moreira, que é presidente da SBPC, falou sobre as estratégias de ensino de ciência que serão discutidas no evento. “A escola é um lugar essencial para a ciência. O primeiro ponto é que a gente precisa melhorar muito o ensino de ciência no Brasil E a estratégias dependem da qualificação do professor e essa é uma questão central. Professor é uma peça chave, a formação dele qualificada em ciência é fundamental. O segundo ponto é que ele tenha condições de trabalho. E a escola e a comunidade precisam estar envolvidas no processo educacional, que não se dá apenas na figura do professor. O terceiro ponto que eu acho essencial é o métodos de ensino. Temos de fazer um método baseado em investigação e não apenas em livros”, afirma Moreira.

O 1º Seminário Catarinense Escola é Lugar de Ciência acontece hoje até às 18h no auditório da Assembleia Legislativa com extensão ao plenarinho. O evento também terá transmissão ao vivo pela TV AL e pelo canal da Alesc no Youtube.

Veja aqui a reportagem completa.

Jornal da Ciência