Programa 90 minutos, da Rádio Bandeirantes, destaca o Observatório das Eleições 2018 da SBPC

Em entrevista, o presidente da SBPC, Ildeu de Casto Moreira, fala das iniciativas da SBPC em defesa da democracia e de políticas públicas para CT&I e educação adequadas para o País

O Observatório Eleições 2018 da SBPC foi destaque em entrevista do presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira, ao programa 90 minutos, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (05). Moreira também falou sobre o trabalho intenso da SBPC para colocar o tema Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na pauta do governo e nos debates com os presidenciáveis candidatos ao Legislativo, possibilitando que a população geral possa conhecer o posicionamento dos candidatos com relação a esta área que possam cobrar dos eleitos os compromissos firmados.

Segundo o presidente da SBPC, falta atenção do governo para a área de CT&I, e, inclusive, o assunto é muito pouco presente nos debates eleitorais, ao contrário do que acontece em outros países como Estados Unidos e França.  “Nós da SBPC, juntamente com a ABC (Academia Brasileira de Ciências), fizemos um movimento grande ao longo deste ano para colocar o tema na pauta”, disse. Moreira explicou ainda que a SBPC elaborou um caderno (disponível neste link) com propostas para Ciência e Tecnologia, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Comunicação, que foi entregue para todos os candidatos presidenciáveis.  “Fizemos também uma análise sobre os planos de governo de todos os candidatos para CT&I. Somos uma sociedade apartidária, mas não apolítica, e queremos participar ativamente da construção de políticas públicas”, disse.

Escute aqui a entrevista na íntegra.

Jornal da Ciência