Programa Repórter Justiça homenageia mulheres cientistas

Em entrevista ao programa da TV Justiça, Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, ressalta que as meninas estão cada vez mais interessadas em ciência

Aproveitando o Dia Internacional das Mulheres, o Repórter Justiça, da TV Justiça, fez um programa especial para homenagear às brasileiras que estão à frente de pesquisas no País. Para Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Brasil conta com grandes cientistas e que atualmente existe uma série de programas de incentivo que contribuem para aumentar deste número.

Ela explicou que a 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela SBPC, recebeu 286 inscrições de todas as áreas do conhecimento e que isso mostra que as meninas estão se interessando cada vez mais por ciência. “Claro que esse interessa tem sido cada vez mais despertado. Não era a regra geral há décadas. Mas há uma evolução e esse é um exemplo que indica o interesse das meninas pela ciência”, ressalta.

Os repórteres Fernanda Muylaert e Leonardo Ferreira entrevistaram ainda cientistas que fizeram história e conquistaram um espaço antes ocupado quase que completamente por homens.

O programa também ouviu especialistas para explicar o que diz a Lei de Propriedade Industrial e detalhar as diferenças entre patentes de invenção e de modelo de utilidade.

Assista o programa na íntegra: Repórter Justiça/ TV Justiça

Jornal da Ciência