Programa “SBPC vai à escola” lança edital para projetos

Prazo para submissão de propostas vai até 07 de novembro

Cópia de de segunda a sexta-feira (76)A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou nesta segunda-feira (26) o edital 2022 do programa “SBPC vai à Escola”. Voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino Fundamental e Médio.

Considerando que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) definiram o período de 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a SBPC incentiva fortemente a submissão de propostas que contemplem atividades neste tema, cujo objetivo é ressaltar a ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para a realização desses objetivos. São também incentivados os projetos que abordem quaisquer dos 17 ODS, e, preferencialmente, aqueles que articulem três ou mais ODS.

O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. É desejável, porém não obrigatório, que sejam feitas parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, bem como Sociedades Científicas, para mobilizar seus pesquisadores a participarem do projeto e estreitarem parcerias com a SBPC. Para Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, as atividades são “completamente pensadas para as realidades locais, de público-alvo e de infraestrutura das escolas e das secretarias de educação dos municípios e estados onde se desenrolam.”

Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC, detentores do título de mestre ou doutor, e encaminharem as propostas para análise até o dia 07 de novembro de 2022.

As propostas devem ser submetidas por meio do formulário disponível em  https://forms.gle/DZXNtVpW8amjYEbV7. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 10.000,00 (dez mil reais). Os recursos devem ser utilizados entre 01 de fevereiro e 30 de novembro de 2023. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 12 de dezembro de 2022.

Confira o Edital aqui.

SBPC