Programação da 69ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 240 atividades

O evento será realizado de 16 a 22 de julho, na UFMG, em Belo Horizonte, e contará com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de CT&I

A programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), terá mais de 240 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. Das atividades confirmadas nas programações científica, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, 4 assembleias, 3 reuniões de trabalho e 5 encontros. O evento, que marcará os 90 anos da UFMG, terá como tema “Inovação – Diversidade – Transformações”.

O programa da 69ª Reunião Anual da SBPC foi preparado com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que de melhor se faz em ciência hoje no Brasil. A sessão de abertura será no domingo, dia 16 de julho, às 19h.  Entre outros temas que serão debatidos nas conferências estão “Vírus emergentes: diversidade genética e inovação no diagnóstico, estudo e tratamento”, “A inconfidência mineira”, “Os desafios da pós-graduação”, “Transformações sociais e políticas. O Brasil no mundo contemporâneo”, entre outros.

Para as mesas-redondas, serão trazidas discussões que incluem a “Educação integral”, “Ética na ciência”, “Saúde, inclusão social e geração de renda no Brasil”, “Biologia pós-genômica˜, “As aplicações nucleares no mundo de hoje”, “Mulheres e Sociedade”, “O dia a dia da célula”, entre outros.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Belo Horizonte tem como principal objetivo popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 69ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 69ª Reunião Anual da SBPC serão realizadas também a SBPC Jovem, a ExpoT&C, a SBPC Afro e Indígena e a SBPC Cultural. As programações e mais informações poderão ser conferidas no site do evento.

As inscrições online podem ser feitas até o dia 10 de julho e presencialmente na UFMG a partir do dia 16 de julho.

Vivian Costa – Jornal da Ciência