Qual a SBPC que você nunca esquece?

Participe da campanha “A SBPC que eu nunca esqueço” e colabore com o projeto que reunirá depoimentos, em vídeos curtos ou notas escritas, para celebrar os 70 anos da fundação da entidade em 2018. Todos podem participar resgatando a sua participação em alguns dos eventos realizados pela SBPC ao longo de sua história

Como parte das celebrações dos 70 anos de sua fundação em 2018, a SBPC convida a todos a participarem da campanha “A SBPC que eu nunca esqueço”, que reunirá depoimentos, em vídeos curtos ou notas escritas, que serão divulgados nas mídias da SBPC: no siteem seu canal do YouTube e nas mídias sociais. Todos podem participar resgatando a sua participação em alguns dos eventos realizados pela entidade ao longo de sua história.

Este é um projeto que contará com a colaboração ampla de todas as pessoas que já participaram de eventos da SBPC, como reuniões anuais e regionais, ou qualquer outro tipo de interação com a entidade, que foram de alguma maneira marcante nas suas vidas.

Para participar e compartilhar suas lembranças basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, e um enviá-lo por aqui.

O depoimento pode ser gravado em celular, em alta definição, com o aparelho na horizontal.  Na abertura, se apresente – dando o nome e o cargo – e conte sobre a sua participação mais marcante na SBPC, seja em um evento (Reunião Anual, Regional, Especial), um contato institucional com a Sociedade (participação em Comissões, Grupos de Trabalho, trabalho conjunto com a entidade ou, ainda, o primeiro com a SBPC como sócio se for o caso).

Comemorações

Fundada em 8 de julho de 1948 com o objetivo de lutar pelo progresso e pela defesa da ciência no País, a SBPC – que é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária – se tornou uma sociedade voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde então, exerce um importante papel na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. A SBPC é a Sociedade mais representativa da comunidade científica brasileira. Atualmente, conta com mais de 5 mil sócios ativos e mais de 130 sociedades associadas, de várias áreas do conhecimento.

Diversas atividades serão realizadas por todo o ano que marcará o septuagenário da SBPC. Uma exposição virtual itinerante que começará no Congresso Nacional e passará pela Reunião Anual da SBPC em Maceió, em julho, o lançamento de um livro e a produção de um documentário estão na programação de comemorações.

Um dos objetivos das atividades de celebração dos 70 anos da SBPC é reforçar a importante atuação política da entidade, especialmente nos momentos mais críticos do País, e debater também a inserção e a atuação da comunidade científica, neste momento particularmente difícil, em prol do desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do Brasil.

Todos estão convidados a participar. Conte para a gente: qual é a SBPC que você nunca esquece?

Jornal da Ciência