RBMC, LAUT e o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC lançam campanha #RESPONSABILIZAÇÃOJÁ

“Desde o início da crise, as cientistas e os cientistas brasileiros têm cumprido o seu papel informando à sociedade sobre como se prevenir, produzindo simulações e oferecendo dados baseados em evidências para a orientação dos gestores públicos, compondo comitês gestores da crise pandêmica em várias regiões do país e, claro, atuando na linha de frente na produção das vacinas”, ressaltam as entidades

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) e outras entidades científicas, dentre elas o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lançaram ontem, 05 de julho, a campanha #RESPONSABILIZAÇÃOJÁ. O evento foi transmitido pelo canal da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas no YouTube. No mesmo horário, as entidades realizaram um tuitaço com o mote da campanha.

Veja abaixo o manifesto da campanha na íntegra que foi lido durante a transmissão:

#Responsabilização Já!

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, junto com outras organizações acadêmicas e científicas do país, vem a público exigir responsabilização pelas mais de 500 mil mortes decorrentes do Covid-19. Há fartas evidências de que parte significativa dessas mortes poderia ter sido evitada. A criminosa condução do governo federal na gestão da pandemia destruiu a vida de milhares de brasileiras e brasileiros. Hoje, são muitos os que choram a perda de seus entes queridos.

De forma deliberada e perversa, o governo federal dificultou o acesso da população à vacina e às medidas básicas de segurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras; debochou das evidências científicas e aumentou o custo da implementação das medidas de proteção, através da utilização dos órgãos governamentais para a difusão de fake news.

Desde o início da crise, as cientistas e os cientistas brasileiros têm cumprido o seu papel informando à sociedade sobre como se prevenir, produzindo simulações e oferecendo dados baseados em evidências para a orientação dos gestores públicos, compondo comitês gestores da crise pandêmica em várias regiões do país e, claro, atuando na linha de frente na produção das vacinas.

Neste momento em que atores institucionais relevantes, como o Senado, o Supremo e diversas organizações da sociedade civil expõem e documentam a ação criminosa do governo diante da pandemia, a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas lança a campanha Responsabilização Já!

Exigimos a punição dos culpados e ações imediatas para a mudança dessa realidade!

Veja a nota na íntegra

Jornal da Ciência