Recife: Fiocruz Pernambuco e Espaço Ciência realizam atividades

Edição do “Ciência na Praça” será realizada na praça da Várzea, na zona oeste da cidade, no domingo, 7. Já na segunda-feira, 8, diversas atividades estão programadas no Espaço Ciência

O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, no Brasil, são celebrados na mesma data: 8 de julho. Para celebrar a data e chamar atenção da população para os graves cortes orçamentários que estrangulam a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, a SBPC convocou instituições de ensino e pesquisa de todo o País para comemorar a data, promovendo atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação.

No Recife, a Fiocruz Pernambuco soma forças à mobilização realizando a exposição “Ciência na Praça” no próximo domingo (07/07). A atividade acontece das 9h ao meio-dia, na Praça da Várzea, na zona oeste da cidade.

No evento, pesquisadores e alunos do departamento de Entomologia da instituição irão esclarecer sobre “Como a ciência funciona?” e “Como saber se é verdade? A Ciência no combate as fake news”. A ideia é difundir e popularizar o conhecimento científico junto ao público leigo, mostrando como a ciência é parte importante do dia-a-dia das pessoas e como vale a pena lutar pelo seu desenvolvimento.

Já na segunda-feira, dia 08, o Espaço Ciência celebra a data com uma atividade especial que se une à programação de férias e celebra o Dia Nacional da Ciência. Durante a tarde, professores e pesquisadores são convidados especiais. Eles estarão nas várias áreas do Museu, onde conversam com os visitantes sobre aquilo que produzem.

Entre as pesquisadoras que estarão no Museu, está a professora Maria do Carmo Soares, que também é a conselheira da SBPC, recentemente eleita para a Secretaria Regional em Pernambuco. Ela é engenheira de Pesca, com mestrado em Produção Aquática e doutorado em Zootecnia. Atua com pesquisas na área de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Para ela, esta é uma data importante para chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela Ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Para Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, a data se reveste de importância especial em um cenário de sucateamento da produção científica do país. “O cortes no orçamento para a Ciência e para a Educação são drásticos e podem significar um retrocesso sem paralelo na história da Ciência brasileira”, denuncia Pavão.

Jornal da Ciência, com informações da Fiocruz Pernambuco e do Espaço Ciência