Repercussão da Marcha Virtual pela Ciência em Santa Catarina

A Marcha Virtual pela Ciência tomou grande proporção no País inteiro. Em Santa Catarina, os números demonstram a interação das pessoas com o evento, evidenciando, mais uma vez, a importância da ciência no atual momento de pandemia

A repercussão da “Marcha Virtual pela Ciência”, ocorrida em todo o Brasil no dia 7 de maio de 2020, recebeu, em Santa Catarina, a força necessária de diferentes apoiadores, de modo a demonstrar que a ciência tem o seu espaço, mas que carece de empenho para não esmorecer na luta contra o obscurantismo que hoje vivenciamos. As atividades desenvolvidas no Estado foram variadas e abordaram diferentes áreas do conhecimento, incluindo as ciências humanas, mesmo que atualmente essas venham sendo assolapadas por discursos tecnicistas que reduzem a importância de uma necessária ação reflexiva sobre o comportamento social-humano.

A Marcha Virtual pela Ciência tomou grande proporção no País inteiro. Em Santa Catarina, os números demonstram a interação das pessoas com o evento, evidenciando, mais uma vez, a importância da ciência no atual momento de pandemia. Somente as atividades que ocorreram no Estado, das diferentes entidades que participaram da Marcha, obtiveram um total de 13.143 visualizações quando transmitidas pelo Facebook e YouTube.

O Facebook da SBPC-SC teve um aumento significativo no número de seguidores, desde as primeiras chamadas sobre a Marcha até o presente momento. Somente no dia 7 de maio, 138 pessoas curtiram a página e as publicações do dia obtiveram um alcance de 9.929 pessoas, através de curtidas e compartilhamentos. Do mesmo modo, o evento criado no Facebook especificamente para o Estado de Santa Catarina atingiu o número de 486 confirmados e 15,9 mil de alcance de todas as publicações e transmissões do dia. O Instagram da SBPC-SC demonstrou também aumento nas interações com as postagens, desde o dia da Marcha até os que sucedem, este obteve um total de 8.975 impressões sobre as postagens, com alcance de 1.136 pessoas.

O número de matérias jornalísticas em Santa Catarina cobrindo o impacto da Marcha Virtual pela Ciência, feita por mídias diversas, foi de dezesseis matérias, sendo duas vinculadas em TV.

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em SC (SBPC-SC) se empenhou, junto aos mais variados setores engajados na pesquisa científica — programas de pós-graduação, entidades de divulgação científica, sindicatos, associações, núcleos, laboratórios e demais interessados no tema — para que suas atividades, naquele dia, fossem concentradas e coordenadas virtualmente, de forma a que esses segmentos ganhassem espaço midiático em conformidade com a importância que representam.  Duas atividades sincronizadas tiveram espaço dentro das ações do “Pacto pela Vida”, “Fique em Casa com a Ciência” e “Marcha Virtual pela Ciência”, com o recurso da plataforma Twitter. A finalidade das ações foi convocar a sociedade brasileira à reflexão sobre a importância da ciência, sobretudo no que diz respeito ao enfrentamento da Covid-19.

A Secretaria da SBPC-SC coordenou uma gama de atividades perpassando desde pesquisas específicas sobre a pandemia — incluindo o lançamento de vídeo-aulas voltadas para professores da rede pública de ensino — até a problematização de temas advindos do Direito, da Geografia, dos estudos de Gênero e Étnico-Raciais, dentre outros. (Veja a lista completa de atividades ao final desse documento, com os títulos, entidades proponentes e número de acessos).

Vale ressaltar que as atividades descritas em nossa lista resultam do empenho de cada entidade organizadora, mas também da articulação que a equipe da SBPC-SC vem promovendo no Estado, somando esforços para reunir instituições e manter a valorização da Ciência a qualquer tempo e, principalmente, na atual vivência de uma pandemia. As ações organizadas durante a Marcha se relacionam com as iniciativas coordenadas pela SBPC-SC para tentar impedir que o governo estadual viesse a flexibilizar a quarentena precipitadamente, visando à reabertura da economia no Estado sem garantias de segurança sanitária. Esta ameaça impulsionou a SBPC-SC a articular uma força tarefa, buscando apoiadores junto aos segmentos científicos, para ressaltar os impactos potencialmente devastadores de se revogar o isolamento social de forma prematura.

Dentre as atividades estaduais da Marcha, registra-se a importância do “Seminário Catarinense Escola é Lugar de Ciência (também e principalmente) em tempos de pandemia”, promovido pela SBPC-SC em parceria com a Assembleia Legislativa. Foram mais de 2,5 mil visualizações do debate coordenado pelo Prof. André Ramos, focando em estratégias articuladas para valorizar a ciência na rede pública de ensino. Uma série de vídeos educativos sobre a pandemia foi lançada por um grupo de professores-pesquisadores da UFSC, disponibilizando informações científicas sobre a pandemia, permitindo assim atenuar os efeitos do isolamento dos professores da educação básica, além de municiá-los com os principais elementos científicos que qualquer pandemia envolve. Além do sucesso da atividade, destaca-se a importante ferramenta disponível em audiovisual gratuito, para todos aqueles que necessitam se abastecer com informações relevantes e com total embasamento científico. Os vídeos são disponibilizados com uma frequência diária na plataforma YouTube, através do canal do Projeto Imagine ( https://www.youtube.com/channel/UCmPNIIXVm5v_x1I_sMSfxKA)

Outra atividade que se destacou sobremaneira foi a articulação de um grupo de professores de diversas áreas da UFSC que apresentaram os resultados de uma metodologia de análise dos dados da pandemia, chamando a atenção para as subnotificações da Covid-19 em nosso Estado. (https://www.youtube.com/watch?v=J3lKnjXv3J0&t=3468s)

Para contextualizar a importância das atividades realizadas, frisa-se a prioridade que a SBPC-SC deu ao convocar as várias áreas das ciências para articularem os saberes produzidos nestes tempos. Quatro atividades tiveram destaque, sendo duas sobre a produção de racismo no Brasil. Uma contou com a escritora preta, autora do livro Dororidade, Vilma Piedade; e, outra, com a pesquisadora e ativista, doutoranda Jaqueline Conceição, ambas atividades puxadas e desenvolvidas pela Conselheira da SBPC-SC, Dra. Muryel Gonçalves. Outras duas atividades que queremos destacar: uma sobre a temática de Gênero e História, que abordou os diferentes aspectos no tempo e espaço sobre a participação das mulheres e as brutais consequências quando questões epidêmicas atravessam suas vidas — promovida por sumidades acadêmicas na temática de gênero, do Laboratório de Estudos de Gênero e História, LEGH; e outra que contou com a proposição do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Sociologia e Filosofia, Lefis, que abordou a temática do Covid-19 e o capitalismo, buscando repensar o modelo neocapitalista, refletindo a demasiada produção de desejos e os desígnios do tempo que conduzem a visualizar aquilo que na história já foi possível constatar: a fragmentação dos saberes e a fictícia hierarquização das “castas”, que produzem sintomas nefastos e visíveis até entre as produções intelectuais.

Para finalizar, ressalta-se que as atividades ocorridas em Santa Catarina não desmerecem quaisquer outras ações realizadas pelo Brasil afora. Este texto pretende apenas articular informações sobre a multiplicidade das atividades que o Estado concentrou e destacou na sua estrutura local. Recomenda-se o acesso às análises feitas pelas demais entidades, incluindo o sítio da SBPC Nacional, que concentra grande material da “Marcha Virtual pela Ciência”.

ATIVIDADES REALIZADAS NO DIA 7 DE MAIO EM SANTA CATARINA:

01 – APUFSC SINDICAL   Educação, saúde e democracia: A educação científica e o papel das Instituições Federais de Ensino (IFEs) em tempos de pandemia.

Local: https://www.apufsc.org.br/2020/05/07/educacao-saude-e-democracia-confira-o-debate-promovido-pela-apufsc-na-marcha-pela-ciencia/.

1 mil  visualizações.

02 – Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI/UFSC) Café com Gestão Costeira

Local: https://www.youtube.com/watch?v=CcpV_2Wouqc

106 visualizações.

03 – IMDH – Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC. Direitos Humanos em Tempo de Pandemia.

Local: https://www.youtube.com/watch?v=9MffE-Gs1qM&t=15s

91 visualizações.

04 – Laboratório de Estudos de Gênero e História, PPGH (UFSC   Gênero, autoritarismo e pandemia

Local: https://www.youtube.com/watch?v=iOIOo2stSp

417 visualizações.

05 – PPG Saúde Coletiva (UFSC). Saúde Coletiva como ciência interdisciplinar, campo interseccional e prática interprofissional – desafios e perspectivas.

06 -PPG Ecossistemas Agrícolas e Naturais (UFSC). Ciência é investimento essencial.

07 – PPG História Global (UFSC) . Pandemias em perspectiva histórica

Local:  https://youtu.be/n7JUkeMIz3Q

08 – Projeto Sporum do PET Biologia da UFSC           Divulgação Científica mostrando que a ciência é investimento essencial

Local:  https://www.youtube.com/watch?v=VKBJY4KNgCE

646 Visualizações.

09 – SBPC-SC e Projeto Ciência da Ciência. Sororidade e Dororidade juntas no combate ao COVID-19.

Local: https://cutt.ly/pybSafG

52 Visualizações

10 -Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) – UFSC e SED/SC            O impacto global: o capitalismo ou a humanidade?

11 – PPG Direito (UFSC)   Pandemia Covid-19 e Direito: construção jurídica do novo normal

Local: https://www.youtube.com/watch?v=56O6p4xTqto

231 Visualizações

12 – PPGs-Ecologia, Oceanografia, Biotecnologia (UFSC)   Poluição das águas e Saúde Única: do COVID às estratégias baseadas na natureza.

13 – SBPC-SC e Comissão de Educação da ALESC. Seminário Catarinense “Escola é Lugar de Ciência (também e principalmente) em tempos de pandemia”

Local: https://www.youtube.com/watch?v=a1tVncb6dKo

2,5 mil visualizações.

14 – SBPC-SC e Projeto Ciência da Ciência. Vamos falar sobre a produção de racismo no Brasil?

Local: https://bityli.com/jy2SF

161 visualizações.

15 – PPG Energia e Sustentabilidade (UFSC/Araranguá) Conversando sobre energia e sustentabilidade em tempos de pandemia.

16 – Grupo de professores da UFSC. Estimativas da Subnotificação de COVID-19 em Santa Catarina.

Local: https://www.youtube.com/watch?v=J3lKnjXv3J0&t=3432s

4.668 mil visualizações.

17 – NECAT – Núcleo de Estudo de Economia Catarinense/UFSC Análise da evolução regional da COVID-19 em Santa Catarina.

Local: https://www.youtube.com/watch?v=RLbArQI-w8Y

41 visualizações.

18 – Campus Erechim da UFFS – Democracia, ciência e opinião.

Local: https://bityli.com/T0ewW

3 mil visualizações.

19 – Projeto “Ciência no Bar” Xawara: o que os povos indígenas têm a nos contar sobre tempos de pandemias.

Local: https://www.youtube.com/watch?v=ge9mAijcA-w

230 visualizações.

Kelly Vieira Meira e Rejane Dione Cord – Assessoras da Secretaria Regional da SBPC em SC, especial para o Jornal da Ciência