Representatividade importa: entenda por que pesquisas devem ser inclusivas

Recortes de raça, gênero, sexo e situação socioeconômica tornam as pesquisas científicas mais precisas, seguras e baratas. Para vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, pesquisas inclusivas são importantes não só no desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos mas também para a elaboração de políticas públicas de saúde

O ano de 2020 foi marcado pela corrida científica para entender e tratar a Covid-19, doença causada pela infecção provocada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Enquanto o mundo assiste ao desenvolvimento de vacinas e tratamentos em tempo recorde, uma série de iniciativas lideradas por pesquisadores chama a atenção para a necessidade de incluir em testes clínicos voluntários que representem verdadeiramente a população de cada local.

Segundo especialistas, a implementação de pesquisas inclusivas – ou seja, que levam em conta questões de gênero, sexo, raça e condições socioeconômicas – não é só uma forma de garantir que os resultados sejam os mais precisos possíveis. É, também, uma maneira de otimizar os estudos e até torná-los mais econômicos.

Ana Maria Fonseca de Almeida, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp), faz parte do grupo de trabalho em gênero do Global Research Council (GRC). O GRC é uma organização virtual em que chefes das agências nacionais de financiamento científico de vários países se reúnem para discutir cooperação, revisar práticas e promover orientações para o financiamento científico em todo o mundo.

Apesar de parecer óbvio que pesquisas científicas precisam incluir participantes com características correspondentes às da população em geral, diversos estudos utilizam como base um tipo de “ser humano padrão”: homem, branco e de classe média. “Ao longo da história, tivemos vários exemplos de iniciativas que desenvolveram produtos em que toda a base experimental foi este ser humano genérico”, afirma Ana Maria.

Veja o texto na íntegra: Portal Metrópoles